Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente deve ou não ter as gravações que fez no palácio do governo divulgadas pela mídia para a opinião pública? O debate pega fogo uma vez que de um lado envolve a oposição e de outro o grupo eleito para conduzir o país por quatro anos. O presidente e seus assessores alegam que as conversas são pessoais e por isso não tem obrigação de divulgar, uma vez que envolvem questões de governo e de segurança nacional que podem abalar a estabilidade do país. A oposição não deixa por menos e dá munição para que a imprensa se aprofunde nas investigações sobre as suspeitas que pesam sobre o chefe do executivo, sua intenção de abafar as investigações, questões inaceitáveis para a manutenção da democracia. O presidente não completa nem bem dois anos de mandato e já se debate abertamente se deve ou não ser submetido a um processo na câmara dos deputados, que pode desaguar em um processo de impeachment e a consequente perda de mandato. Isto é impensável para o grupo que está no poder. A defesa alega que a divulgação das gravações é uma violação da intimidade do presidente.

Afinal as gravações que  ocorrem no gabinete presidencial, ou em reuniões no palácio de governo é de propriedade pública ou não?  Para responder há no horizonte um conflito dos poderes da república. De um lado o executivo, de outro o judiciário representado pelo supremo tribunal. A popularidade do presidente despenca  e grande parte da população quer ouvir o que contem essas gravações. Os líderes da oposição promovem atos de protestos, debates na imprensa, comícios e passeatas nas ruas de algumas grandes cidades. Os ânimos  se acirram, afinal o presidente tem um mandato de quatro anos legitimamente conquistado com a maioria dos votos dos eleitores, e teoricamente só eles podem tirá-lo do poder. Os analistas políticos não dão trégua e tudo caminha para uma fragorosa derrota do chefe do poder executivo. Não se admite em uma democracia que seja lá quem for esteja acima da lei e a mídia repete que quando alguém assume um cargo público perde parte de sua intimidade, uma vez que há o interesse público e do Estado sobre o conteúdo do que se discutiu no gabinete presidencial.

O supremo autoriza a divulgação das gravações. Atende uma decisão do poder judiciário. É de interesse público decidem os ministros. Era o que faltava para que o pedido de impeachment fosse aceito no Congresso. As investigações feitas por dois jornalistas ganham uma repercussão nacional. Uma fonte preservada nas reportagens, conhecida como o Garganta Profunda, afirma que o presidente sabe que a sede do partido Democrata foi invadida e os invasores presos instalando microfones para espionar o que a oposição tramava. Agora se discute se a própria reeleição de Richard Nixon foi fruto dessa malandragem ilegal. O jornal The Washington Post que divulgou a invasão do prédio Watergate, sede do Partido Democrata, centraliza as manifestações contra Nixon. Não precisa ser analista político para ver que ele vai ser apeado do poder e o Partido Republicano também. Não há outra saída, o vice Gerald Ford é convocado para assumir a presidência no lugar de Richard Nixon que renuncia para escapar do pior. Sai pela porta do fundo da Casa Branca.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - hbarbeiro@recordtv.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.