Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Heródoto Barbeiro 29/03/2021  10h07

A segunda onda

O povo está que assustado. Ainda assim chega a conclusão que o pior já passou e pode voltar a ter vida em sociedade. A pandemia mais grave da história dura dois anos e com mais de meio bilhão de pessoas infectadas e 55 milhões de mortes. A população acredita que, depois da primeira onda, é possível voltar a vida normal . Ela tolerou tão mal as medidas de quarentena e distanciamento e quando ocorreu a liberação da primeira onda a população começou a comemorar nas ruas abandonando as medidas de erradicação da doença. Nas semanas seguintes a pandemia voltou com muito mais mortes. Ninguém podia imaginar, leigos ou cientistas que a maioria das mortes ocorreria durante a segunda onda. Tem-se a impressão que as autoridades estão perdidas diante do progresso da pandemia. Ninguém podia imaginar que a pandemia pudesse se espalhar tão rapidamente também pelo Brasil.

A doença vinda do exterior e em pouco tempo está em todo lugar . Há até quem acredite que ela é um castigo divino. O fato é que prefeitos, governadores e população em geral esperam por uma ação do governo federal que ninguém sabe qual é. Nem mesmo o presidente. As notícias que chegam do mundo não são nada animadoras. A Europa, Ásia e América do Norte são as mais afetadas e em pouco tempo as mortes se contam aos milhões. Sanitaristas e epidemiologistas se arriscam a divulgar formas de proteção, para, pelo menos, atenuar a contaminação da doença. O fluxo de passageiros internacionais diminui, mas não estanca. Com isso não se sabe se novas ondas podem se espalhar pelo mundo. A população se orienta pelas publicações da mídia. As pessoas idosas doentes devem ser as primeiras a serem cuidadas. O passo decisivo é evitar aglomerações, principalmente à noite, quando a população das cidades se juntam em bares e cafés. Não fazer visitas para não levar o vírus para a casa de outras pessoas. Evitar fadiga e todo esforço físico ajuda a enfrentar melhor o vírus. É preciso manter a higiene do nariz e da garganta com inalações de vaselina mentolada, gargarejo com água iodada e ácido cítrico, infusões de tanino ou folhas da goiabeiras. As reportagens recomendam ainda tomar como preventivo, internamente, qualquer sal de tanino em doses de 20 a 25 gramas por dia, e de preferencia durante as refeições.

O doente, diz a mídia, ao invés de procurar os hospitais, deve, aos primeiros sintomas, ir para a cama. O repouso auxilia a cura e afasta as complicações e contágio. Receber visitas nem pensar. O povo está assustado com as reportagens sensacionalistas e imagens sobre o aumento do número de mortos. Ninguém resiste a foto de pinhas de corpos aguardando transporte para cemitérios e crematórios. Não bastou o flagelo da guerra, agora é o da peste. Uma reedição dos cavaleiros do apocalipse. Os aliados ainda debatem na Conferência de Versalhes, na França, que tipo de punição vão aplicar a Alemanha, derrotada na primeira guerra mundial. Nem mesmo os chefes de estado escapam do se acostumou a chamar de gripe espanhola. O presidente americano, Woodrow Wilson, pega a gripe em Paris. A mídia divide o espaço do noticiário entre a pandemia e os arranjos para uma paz que impedisse uma nova guerra terrível no mundo. Mas os pessimistas de plantão não acreditam nem na paz nem que o mundo estará livre de outras pandemias no futuro. São execrados pelos vencedores do conflito Estes acreditam que o nascimento da Liga das Nações, uma sociedade internacional de países, vai consertar o que a humanidade fez de errado no início do século 20.

Heródoto Barbeiro - Professor e jornalista - Palestras e mídia training - www.herodoto.com.br 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.