Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Heródoto Barbeiro 07/06/2022  13h54

Cem dias!

Não há o que comemorar. Os cem dias ocorrem no meio de uma batalha sangrenta. A Europa assiste bestificada a mais uma etapa da guerra que, segundo os analistas, é inevitável. A derrota do inimigo está intimamente ligada à Rússia. Os governantes russos estão famintos de territórios. Esperam, com uma rápida campanha militar, derrotar o inimigo e avançar sobre regiões da Europa Oriental. Há uma ameaça geral sobre aqueles que estão mais próximos das fronteiras ocidentais da Rússia. Temem que os exércitos invadam o país e o anexem. Há o sonho de unificar politicamente as populações eslavas, de fala russa e a edificação da mãe pátria. A maior ameaça é sobre a Polônia. A região é cobiçada pelas suas riquezas naturais e localização estratégica. O líder do conflito conhece bem… A última vez que o exército ocidental invadiu a Rússia saiu derrotado, graças ao general inverno e aos milhares de soldados mortos e usados como bucha de canhão.

Os diplomatas estão de cabelo em pé. A Europa está à mercê de um autocrata, um verdadeiro ditador que está no poder há mais de uma década. Eles articulam a formação de uma aliança militar que possa bater de frente com o invasor. Este tem um exército bem treinado e que acredita que sua missão é libertar os povos que vivem ameaçados por governos absolutistas. Repete incansavelmente que é um libertador de povos e, por isso, ganha o apoio da população local. O moral da tropa é elevado. A mídia repete à exaustão a propaganda do líder para convencer os povos que devem apoiar os exércitos estrangeiros. Estes são acusados de pilhar tudo o que encontravam pela frente, levar a comida que encontram nas casas, estuprar as mulheres e assassinar a sangue frio os homens que resistem ou não ao assalto do inimigo. Na capital do agressor, o clima é de estupefação. Muita gente foge do país temendo perseguição política, perda dos bens, prisão sem processo e fuzilamento dos considerados traidores.

A conferência das grandes potências da Europa vira uma balburdia com a notícia. Ninguém acredita nos boatos que se espalham rapidamente entre as nações que se reúnem para desenhar um novo mapa político do continente. Ele está de volta! O autocrata Napoleão Bonaparte, preso na ilha de Elba, depois da derrota frente à Rússia, desembarca em terra firme e junta uma força militar. O exército real mandado para prendê-lo passa para o seu lado. Em Paris, há pânico entre os que aderiram ao novo governo do rei absolutista Luís XVIII. Os jornais estampam grandes manchetes e aumentam o terror: “O monstro fugiu do local do exílio”, “O ogro desembarca em Cabo Juan”, “O tigre está em Gap”, “O monstro avança até Grenoble”, “O usurpador está a 60 horas da Capital”, “Bonaparte adianta-se em marcha acelerada, mas é impossível que alcance Paris”, “Napoleão chega amanhã às portas de Paris”, “O Imperador Napoleão Bonaparte está em Fontainebleau”, “Sua Majestade o Imperador entra solenemente em Paris”. Rússia, Prússia, Inglaterra e Áustria se juntam para derrotá-lo definitivamente.

O destino do ditador está traçado e vai terminar seus dias no exílio no meio do Atlântico.

Heródoto Barbeiro é jornalista do R7,  Record News e Nova Brasil fm 89,7, além de autor de vários livros de sucesso. Acompanhe no YouTube “Por dentro da Máquina”, https://www.youtube.com/channel/UCAhPaippPycI3E1ZRdLc4sg - https://herodoto.com.br/cem-dias/

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.