Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Heródoto Barbeiro 03/06/2021  08h57

China Não!

Não dá para aceitar uma aproximação com a China Comunista. O Brasil está atrelado à política externa norte-americana e todos sabem disso. Há um temor espalhado pela direita que os comunistas estão sempre de tocaia para tomar o poder, implantar um regime de partido único, vedar a religião, considerada o ópio do povo, despedaçar a família e impor uma ditadura do proletariado. Está muito claro que a China faz planos estratégicos e geopolíticos de longo prazo. Há uma diretiva que mais cedo ou mais tarde vai testar força com a maior potência do mundo, os Estados Unidos da América. Eles não tem pressa, dizem os cientistas políticos.

Nas escolas os professores ensinam que o comunismo chinês nada mais tem a ver com o comunismo soviético. Aliás a aliança foi rompida há muito tempo e os chineses procuram o seu próprio caminho. Os alunos aprendem que o Império do Meio, como era conhecido tradicionalmente, se guia pelos ditames do Livro Vermelho, escrito pelo Velho Timoneiro, Mao Ze Dong. Este encontra seguidores em países da Europa Oriental e em partidos políticos de esquerda espalhados pelo mundo. Inclusive no Brasil.

A aproximação com a China é uma estratégia que vem sendo acalentada no Brasil, com o apoio da esquerda e até mesmo dos liberais. Afinal o Planeta Vermelho tem uma população de mais de um bilhão de habitantes e os setores agrícola e minerador veem grandes oportunidades de negócios. Contudo, os canais que podem incentivar o comércio entre os dois países estão fechados. O Brasil não tem relações diplomáticas com a China. O mundo vive a tensão da Guerra Fria e o que vale é o ditado que diz “os que não estão comigo, estão contra mim.” Os Estados Unidos não querem saber de uma política externa que fuja do seu controle, mas mesmo assim o presidente Jânio Quadros insiste. Manda para os países da chamada cortina de ferro e para a China uma delegação chefiada pelo vice-presidente João Goulart. A direita se arrepia aterrorizada. Jânio renuncia. Jango está em Cingapura. Sua posse quase leva o Brasil a uma guerra civil. Depois de 31 dias é aclamado presidente. De um governo parlamentarista. O primeiro da república.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista - Palestras e Midia Training - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.