Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O correio dá lucro. Este é o principal argumento para que não se privatize uma empresa que é dirigida pelo Estado. É verdade que o país tem preferência pelas empresas privadas, mesmo aquelas que fazem serviços de interesse público como a entrega de correspondência. Afinal o correio é tão antigo como a independência do país. Os críticos dizem que os Correios são um imenso cabide de empregos que se espalha pelo país e acolhe 496 mil funcionários. Imagine quanto isso custa para o bolso do contribuinte, argumentam os privatistas. O debate é explorado pela mídia e divide as opiniões entre os estatistas e liberais radicais.

A pergunta que não quer calar: quem ainda envia uma carta pelo correio com tantas oportunidades nas redes sociais? O número de cartas despenca de 59 bilhões em 1996 para 15 bilhões e 200 milhões em 2020. Uma coisa é o velho correio quando as cartas eram ainda carregadas no lombo de cavalos, estradas enlameadas, postos de troca de animais e o missivista não tinha pressa para a entrega da mensagem Naqueles tempos não se sabia nem quando ela sairia da agência do correio nem quando chegaria até o destinatário. Quando chegava. Hoje, apesar do empenho dos funcionários, a empresa abriga 34 mil agências e 231 mil veículos. Tem agências espalhadas pelas cidades mais longínquas do país.

Teoricamente os correios não são uma estatal, e por isso não depende de sugar o imposto pago pelos contribuintes. Ela procura ter lucro como qualquer outra empresa para bancar as suas despesas entregando cartas e pacotes em todo o país. No setor de encomendas concorre com gigantescas empresas nacionais e mundiais. O United States Postal Service está na corda bamba. Nem Trump nem Biden até agora encaram a privatização do USPS.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.