Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Economia vai bem, governo vai bem. Economia via mal... Esta é uma imagem diária de todos os brasileiros hoje. Mais do que nunca cidadãos buscam informações confiáveis sobre o comportamento da economia do país. Os mais cuidadosos não se deixam impressionar pela espuma levantada pelas redes sociais unindo o sobe e desce da  bolsa e do dólar, aos tuites da família presidencial, as falas dos ministros exóticos com suas propostas também exóticas. Ficam de olho nos fundamentos da economia, nas estruturas que podem indicar se o PIB vai crescer, o desemprego diminuir, uma inflação baixa, uma taxa de juros civilizada e dólar com rédea curta. É compreensível que o mercado financeiro ajude a difundir essa espuma, afinal ganham dinheiro no sobe e desce e qualquer perna de grilo dá churrasco. Quem de fato quer entender o andar da carruagem ou melhor da economia, fica de olho no odômetro político e no velocímetro do PIB.  É impossível separar um do outro uma vez que os dois fazem parte do painel do carro brasileiro, ainda que meçam coisas diferentes.

Por ocasião da eleição presidencial de Júlio Prestes o PIB per capta girava em torno de 4%. Mas a temperatura política estava a ponto de explodir a caldeira da normalidade constitucional do país. Mais uma vez o governo era acusado de ter fraudado o resultado da eleição e o candidato das oligarquias tradicionais tinha vencido. De outro lado a insatisfação com o resultado foi notório e isso proporcionou uma aliança entre as oligarquias dissidentes e o grupo militar conhecido como tenentistas. O  movimento resultou na derrubada do presidente Washington Luís e a ascensão de um oligarca gaúcho, que tinha sido ministro do governo dele, Getúlio Vargas. O velocímetro do PIB per capta despencou. Foi uma freada brusca na economia mundial a quebra da bolsa de valores de Nova York e a crise do capitalismo que se seguiu. Levou três anos para que o indicador se recuperasse e se chegasse à conclusão que o país não poderia ser sustentado economicamente por uma única coluna representada pelas exportações de café. Era preciso diversificar as atividades nacionais, se possível, iniciando-se uma verdadeira revolução industrial, uma vez que os esforços de Mauá, no século 19, haviam se perdido. A instalação de uma ditadura varguista ajudou, a um preço muito alto, a manter os indicadores político e econômico sob controle. Pelo menos até a eclosão da segunda guerra. O PIB voltou ficou negativo.

O final da ditadura em 1985 registrava também uma perda de renda da população . Havia esperança que com um novo ambiente político, uma nova constituição, eleição direta para presidente da república a economia engatasse. Para muitos era o tão esperado take off, quando o avião deixa a pista e parte para o céu de brigadeiro. Mas não foi bem isso o que aconteceu. O odômetro e o velocímetro enlouqueceram com as reviravoltas do carro. Ora acelerava, ora brecava fortemente. A inflação, dívida externa, alta taxa de juros, endividamento dos governos estaduais e federal abalavam a viagem e os investidores se queixavam que não havia segurança jurídica. A bala de prata do período Collor fracassou e a inflação só foi contida com uma paciente equipe de scholars capitaneados pelo professor FHC. Foi um período em que se debateu que não adiantava acelerar o PIB sem uma melhoria nas condições de vida da população. Ou seja dividir o bolo  econômico não importa o tamanho que tivesse. Essa melhora se deu durante o período do PT no comando do  país, mas que culminou com uma nova e profunda recessão cujos efeitos são notados por todos. Especialmente nas filas dos que buscam emprego. 

Heródoto Barbeiro

Facebook: facebook.com/herodotobarbeiro

Twitter: twitter.com/hbarbeiro

Instagram: instagram.com/h.barbeiro

Youtube: youtube.com/herodotobarbeirooficial

Site : herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.