Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O embate político é cada vez mais intenso. Há uma radicalização entre os extremos da política nacional. Não há diálogo possível uma vez que os pontos de vistas são totalmente antagônicos. O campo do embate é a mídia, que serve aos dois lados servilmente. O centro do furacão é o chefe do poder executivo que não esconde suas preferências e ele mesmo ocupa amplos espaços nos jornais. Suas declarações são incisivas e não ajudam a acalmar os ânimos antagônicos. Como se o Brasil não precisasse de um período de paz e construção para se consolidar como um país independente com respeito internacional. Ao invés disso os grupos políticos se aglutinam em torno de radicais e se acusam mutuamente de traidores e lesa pátria. Onde isso vai parar ninguém sabe. O diálogo que culminou com a redação da constituição nacional desaparece e em seu lugar há uma luta na mídia com narrativas construídas em cima de posições ideológicas e não de fatos.

A mídia perturba os espíritos e realmente guia a opinião pública, principalmente na capital do país. Não há sossego nem segurança. Os jornais trazem manchetes alarmantes que chegam a incitar a população a se revoltar contra o governo estabelecido. As intrigas do palácio, do ministério e do próprio chefe do poder executivo são exaustivamente expostas pelos jornalistas da oposição. O Brasil está descontente com tudo, dizem os articulistas e o governo não tem como superar a crise. A situação econômica agrava o conflito e a responsabilidade é do governo, dizem os jornais. Há quem tema uma intervenção das forças militares uma vez que a radicalização chega aos quartéis. As autoridades mostram-se impotentes. Os boatos subsidiam as matérias jornalísticas e ninguém sabe com certeza quem está com a razão. Boa parte da população assiste aparvalhada e não toma parte de nada. Não tem acesso ao palácio, à política e mesmo aos jornais. O índice de analfabetos é imenso e o interesse pela política se limita às elites que dominam o Brasil desde os tempos da colônia

O país está a um passo de uma convulsão. Tal fato está repleto de simbolismo, pois traz à baila alguns aspectos que ainda marcam a sociedade brasileira, como a impunidade e o risco à liberdade de expressão, esteja ela vinculada ou não à liberdade de imprensa. Em São Paulo há uma forte resistência liberal que classifica o governante de ditador. Um jornalista se distingue por combater o que considera autoritarismo do imperador. Líbero Badaró publica artigos contundentes contra Dom Pedro I. O seu jornal, O Observador Constitucional, está constantemente ameaçado de fechamento, ou empastelamento no jargão jornalístico. Líbero é ameaçado de morte, mas não desiste de seus ideais. Sofre um atentado ao entrar em sua casa. Toma um tiro e agoniza até a morte e deixa como herança a frase “morre um liberal, mas não morre o liberalismo.” Acusa-se o assassino de ser um apoiador de Dom Pedro I, que é responsabilizado pelo episódio. Aprofunda-se a crise política e os embates físicos entre apoiadores e opositores do imperador. O auge da disputa se dá com a rebelião da força militar e o imperador decide abdicar e deixar o Brasil em 1834.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista - Palestras e Midia Training - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.