Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A polêmica ganha o campo religioso. Desde a primeira constituição da república existe a separação entre a Igreja e o Estado. O Brasil é um país laico. Não tem religião oficial como na época do Império, quando o imperador exercia alguma influência na religião oficial que era o catolicismo. Ninguém desconhece que a maioria da população professa a fé católica, mas os evangélicos começam a se organizar para ter uma representação no poder federal. E o caminho para isso é a política. Para tanto é preciso formar um grupo de pressão que influencie nas decisões do governo, participe das decisões mais importantes e, de fato, consolide a liberdade de escolha religiosa. Nem todos concordam com isso. O debate ganha espaço na imprensa e formam-se grupos de um lado e do outro. Por que não abrir para os pastores as mesmas possibilidades que usufruem o clero católico? Afinal, desde a proclamação da independência padre e bispos atuam abertamente e ocupam cargos eletivos como deputados e senadores. São atuantes na maçonaria.

A polêmica deveria se ater às constituições do Brasil. A carta de 1934 reafirma a liberdade religiosa e proíbe nas escolas o ensino de religião. Há quem diga que os católicos querem retomar a influência que perderam. Pela primeira vez surge um nome que é candidato da igreja evangélica, cuja base eleitoral são os protestantes. O candidato deixa bem claro que vai defender os interesses dos crentes do Brasil, considerados, até então, como uma minoria. A nova constituição autoriza o ensino religioso nas escolas públicas, mas ninguém é obrigado a assistir às aulas. É uma forma de oprimir a consciência das crianças, diz o pastor na Assembleia Nacional Constituinte. Depois de muitas idas e vindas fica registrado que” nós os representantes do povo brasileiro, pondo a confiança em Deus, reunidos em Assembléia Nacional Constituintes para organizar um regime democrático, que assegure à nação a unidade, a liberdade, a justiça e o bem estar social e econômico.”

O candidato tem um sólido currículo. Vem das camadas médias da população, é mestre em Ciências da Religião e doutor em Educação. É o primeiro nome evangélico a figurar no cenário político. O que mais chama a atenção é que ele é pastor da igreja presbiteriana. Ele tem posições avançadas como o apoio do direito do divórcio e que o nome de Deus não deveria estar na constituição. Ninguém sonha que um ministro terrivelmente evangélico possa chegar ao Supremo Tribunal Federal. O pastor Guaracy Silveira é eleito constituinte, uma posição nunca antes conquistada por um evangélico. É verdade que era o único crente em uma reunião esmagadora de católicos. Seus discursos bem fundamentados, sua maneira pausada de falar na tribuna impressiona a todos. Parece que está em um culto religioso. Além disso, é um aliado dos partidos que defendem os operários e uma melhor distribuição de renda no país. Tudo foi por água abaixo 3 anos depois quando Vargas deu um golpe de Estado e implantou a ditadura do Estado Novo. Nova constituinte só em 1946 e lá estava novamente o incansável deputado Guaracy Silveira para defender os mesmos pontos programáticos que havia defendido na constituinte anterior.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista - Palestras e Midia Training - www.herodoto.com.br  - herodoto@herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.