Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um dos homens mais ricos do mundo tem interesse na Amazônia. Ela é uma área que está constantemente no noticiário ambiental e policial. Há uma devastação em andamento e parte das madeiras nobres é enviada para o mercado norte-americano. Deste provém o investimento para uma iniciativa que pretende mudar o destino da região, praticamente abandonada por inúmeros governos federais.

Revistas europeias e norte-americanas, vez por outra, fazem reportagens sobre os povos indígenas, seus costumes e origem para gáudio daqueles que procuram matérias diferenciadas sobre o planeta. Pouco se fala sobre a devastação da mata, a pilhagem de exemplares da flora e da fauna de grande riqueza, o roubo de amostras da biodiversidade amazônica. A região ainda vive sem lei, sem Estado, onde as disputas são resolvidas à bala e as terras invadidas por aventureiros de toda espécie. As grilagens se constituem em fazendas imensas, grandes latifúndios, que um dia vão gerar lucros para seus administradores e dividendos para os acionistas, estejam onde estiverem.

Está é a dinâmica do capitalismo destes tempos.

Há setores no Brasil que olham com grande preocupação a chegada de iniciativas capitalistas estrangeiras na Amazônia. Ninguém pode garantir que amanhã uma entidade internacional venha a declarar a região patrimônio da humanidade e instale uma administração alienígena na área. Tudo o que lá existe pertence ao povo brasileiro.

Assim, quando se abrem na floresta grandes fazendas ou outras atividades, se está tirando um bem que pertence a todos. Contudo há os que defendem o desenvolvimento local com atividades compatíveis com a floresta. Garimpeiros buscam nos rios o ouro que contrabandeiam sem o menor esforço. O Estado brasileiro não tem condições de impedir todo tipo de assalto na imensa área que está, pela constituição, sob sua guarda. A presença constante de estrangeiros, muitos travestidos de expedições científicas, fazem levantamentos que são enviados para o exterior e estudados nas universidades.

Todos ainda se lembram quando os ingleses contrabandearam mudas de látex para plantar na Indochina e quebraram a economia amazônica. Há investidores que podem bancar projetos na Amazônia, desde que tenham o aval de empresas internacionais e até mesmo de governos estrangeiros.

Mesmo com grandes riscos o empresário decide investir na Amazônia. Ele é um capitão de indústria famoso, líder de uma fábrica de automóveis que quebra os paradigmas da produção de veículos e conquista parte do mercado mundial. A indústria que lidera funciona verticalmente, isto é, produz desde ferro, aço, madeira, vidro e os pneus. Nestes está um gargalo da empresa. O látex é importado da Ásia e está sob o controle dos concorrentes europeus que formam um  cartel e manipulam os preços.

O magnata decide comprar uma imensa área de 1 milhão de hectares nas margens do rio Tapajós, a cerca de um dia e meio de viagem de barco de Santarém, no Pará. Henry Ford planeja construir uma cidade na selva para produzir látex para abastecer mundialmente a economia. Nasce a Fordlândia no meio da exuberante floresta. Barcos carregados de material de construção chegam e saem constantemente do porto. Milhares de trabalhadores estrangeiros e brasileiros se juntam no esforço de realizar um sonho que mistura natureza e competição. O presidente Washington Luis vê com bons olhos a chegada dos americanos. Estes não se dão conta que poderiam obter as terras gratuitamente do governo brasileiro. Compram uma área inadequada para a plantação das seringueiras, cometem uma série de erros de projeto e são alvo de uma revolta dos trabalhadores que leva a direção a fugir de barco pelo rio Tapajós. Apesar do fracasso outros empresários se interessam pela riqueza da Amazônia.

Heródoto Barbeiro é jornalista do R7,  Record News e Nova Brasil fm, além de autor de vários livros de sucesso. Acompanhe no YouTube seu canal, Por dentro da Máquina - herodoto@herodoto.com.br

* Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.