Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Está cada vez mais difícil queimar livros. As churrasqueiras estão à disposição dos queimadores que fazem rituais gravados e dispostos nas redes sociais. Com áudio e direito a um ou outro palavrão. Contudo a plataforma de tinta e papel está em fase de desaparecimento. Pergunte em uma banca de jornais quantos exemplares são vendidos diariamente. Vai se surpreender com a magreza das vendas. É verdade que uma nova plataforma está em ascensão e assinaturas digitais crescem. Sem isso as empresas de jornalismo estão condenadas a desaparecer. Os livros seguem na mesma direção, com mais lentidão, é verdade. O apego ao papel e tinta ainda é muito grande e os  substitutos eletrônicos, como os tablets, ainda não conquistaram a mente e o bolso dos leitores. Mas ainda assim é cada vez maior a quantidade de títulos publicados no formato e-book ou áudio book. Assim, como será possível queimar um livro ? Jogar o celular ou o tablet na churrasqueira vai dar um prejuízo enorme, ainda que os incendiários possam gozar ao queimar uma obra, tenha ela que conteúdo tiver. Mas queimar bits e bytes não tem o mesmo efeito pirotécnico de queimar papel, páginas, capas e as fotos do autor. Por isso, dada a mudança tecnológica, a sanha de impedir que uma ideia, seja qual for, circule na sociedade está com os dias contados. A imbecilidade não. Esta independe do carvão, fósforo, álcool e churrasqueira. É movida a ódio.

A dificuldade de impedir que obras circulem não é nova. No Egito  dos faraós as façanhas desses reis-guerreiros eram descritas em papiros ou pinturas nas paredes. E também nos monumentos de pedra. Tudo em hieróglifo. Vez por outro o sucessor mandava “queimar” os relatos contidos nesses documentos. Queimava os papiros, raspava a pintura, mas e as inscrições nas pedras? Não havia churrasqueira que bastasse. Para isso era suficiente uma maça e um cinzel. Muito mais simples era a censura na vizinha Mesopotâmia. A maior parte dos textos eram impressos em tabuinhas de barro. Para impedir que a história circulasse não precisava de churrasqueira, bastava deixar o “livro” cair no chão. Acidentalmente ou não. Contudo, nada excita mais o fogo do que o papel. Mesmo que seja de arroz e não de eucalipto tirado dos plantations no Brasil. O imperador chinês Chi Huangdi decide ao mesmo tempo impedir a propagação de obras que não sejam legalistas e iniciar um ciclo novo, como se tudo estivesse começado com o seu reinado. Bibliotecas de livros de papel de arroz viram cinzas. Muito pouca coisa escapa, algumas delas apenas na cabeça de intelectuais que decoraram as obras para depois reescrevê-las. Com o risco da própria vida. Um Fahrenheit 451 chinês.  

Ao longo da história inúmeras bibliotecas são queimadas. Mas nada representa melhor a ameaça e a censura que a queima de livros lideradas pelos nazistas. Em Berlim a fogueira foi maior. Comemoram a chegada ao poder em 1933 do novo chanceler da República de Weimar: Adolf Hitler. A sanha da queima de livros sobrevive no mundo contemporâneo. Uma citação, uma proposta, uma ideia, um conto de ficção são os motivos para a churrasqueira. Mesmo sem o equipamento flambante  o radialista Tommy Charles inicia uma campanha para recolher livros, revistas, fotos destinados à fogueira. Aceita também, discos, álbuns e souvenir. Vale tudo o que pega fogo. A execução das obras se dará  na cidade de Birmingham, Inglaterra, e o dia combinado é quando chegar para uma apresentação um quarteto de jovens de Liverpool. Os Beatles devem ser recebidos com a repulsa da população, segundo o radialista, por ter o porta voz do grupo, um tal de John Lennon, ter afirmado que o conjunto é mais conhecido que Jesus Cristo. Acendam a churrasqueira. !!!!

Heródoto Barbeiro é âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.