Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

É a maior inflação dos últimos anos. Não há como esconder. As pessoas não são economistas, mas sabem dirigir um carrinho de supermercado. Olham os preços nas prateleiras e procuram produtos semelhantes com preço compatível com o salário. Os postos de gasolina em todo o país mostram que os combustíveis estão cada dia mais caros e que os preços flutuam. O governo procura se isentar da culpa e atribui a crise à conjuntura mundial. Afinal, o mundo todo sofre com a alta dos preços e acontecimentos inesperados com a Guerra da Ucrânia e a pandemia do Covid-19, que desestabilizaram a economia. A circulação das commodities está cada vez mais restrita com o bloqueio dos portos e a ameaça de uma fome geral no mundo com a queda das exportações de trigo. A inflação dos últimos 12 meses supera 8% e azeda a relação entre governo e cidadãos. Ela está agora numa máxima de vários anos, com poucas evidências de que atingiu o pico. Na mídia, principalmente nas redes sociais, há uma verdadeira batalha de versões e críticos e apoiadores do governo tentam impor os seus pontos de vistas. O fato é que os índices de aprovação do governo caem como mostram as pesquisas divulgadas diariamente. Nunca um presidente foi tão mal avaliado em tão pouco tempo como o atual.

O Banco Central jogou a toalha e a única coisa que faz é aumentar a taxa de juros. Com isso, o financiamento fica mais caro e as pessoas desistem de entrar em dívidas com medo de não poderem pagá-las. O que a autoridade monetária espera é que, com a diminuição da procura, haja uma queda dos preços, arrefecendo a inflação de demanda. O avanço da inflação está concentrado em alimentos e energia, mas o efeito sobre outros núcleos também não é desprezível. Os analistas dos mercados antecipam que na próxima reunião do Banco Central vai ocorrer mais uma alta na taxa de juros de 0,5%. A questão é se os juros vão parar por aí ou se vão continuar subindo. O impacto no mercado de renda variável é claro, com as bolsas em forte queda, enquanto o rendimento dos títulos públicos de dois anos superou a máxima desde 2008. Os investidores mundiais não sabem onde correr com seus capitais que se acumulam nos bancos, temerosos de perdas como na crise anterior. A recessão é uma possibilidade concreta e as filas dos que procuram emprego são cada vez maiores. Os discursos presidenciais são frágeis e demonstram falta de liderança a ponto de a população não dar importância a eles. Um falastrão, dizem os opositores. É evidente que o chefe do Poder Executivo perde sua base de sustentação política e o exemplo mais claro é a dificuldade que o governo tem para aprovar propostas no Congresso Nacional.

A gritaria é geral no setor de comércio, o mais afetado com a retração das vendas. Dados divulgados neste mês mostram que há uma disparada do dólar e com isso os produtos importados ficam ainda mais caros. Os geopolíticos criticam o governo e o responsabilizam por colocar a economia do país nas mãos dos chineses. O regime ditatorial chinês estanca a exportação de peças e insumos que alimentam a cadeia mundial de produção. A falta de chips e semicondutores leva empresas a suspender a produção e é inevitável a demissão de milhares de empregados. Estes não têm outra saída senão apelar para o auxílio desemprego. A oposição critica o presidente e o rotula como um político de estatura frágil e até se duvida de sua sanidade mental. Joe Biden explica como pode o aumento da inflação – culpa a guerra da Ucrânia e os preços do petróleo impostos pelo cartel da OPEP. Os democratas começam a mostrar insatisfação com o candidato que ajudaram a eleger, enfrentando o político republicano Donald Trump. A crise americana influi até na política externa dos Estados Unidos: até tentaram convencer a Venezuela a aumentar sua produção de petróleo para acalmar os mercados, em uma reviravolta de 180 graus, e buscaram se aproximar do presidente brasileiro a quem criticaram asperamente na campanha eleitoral que venceu. A todos repete a frase lapidar do ex-presidente da França, Charles de Gaulle: países não têm amigos, têm interesses!

Heródoto Barbeiro é jornalista, comentarista da Record News e Nova Brasil FM, além de autor de vários livros de sucesso. Acompanhe-o por seu canal no YouTube “Por dentro da Máquina”, clicando no link https://www.youtube.com/channel/UCAhPaippPycI3E1ZRdLc4sg - herodoto@herodoto.com.br

* Os textos (artigos) aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do GRUcom -  Grupo União de Comunicação.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.