Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma guerra só termina quando uma das partes se declara vencedora. Geralmente a outra parte não admite a derrota. O líder russo não pode perder a oportunidade de fazer uma grande parada militar para comemorar a vitória. Ele precisa convencer o seu povo que a perda de milhares de jovens soldados, a destruição das cidades, a morte de milhares de civis não foi em vão. É o preço que a nação paga para ocupar uma posição de destaque na geopolítica mundial ao lado de outras potências como os Estados Unidos e o Reino Unido. Para isso todo o staff militar trabalha dia e noite para organizar uma comemoração grandiosa. A Rússia luta desde os tempos dos czares para ser protagonista política e militar, principalmente na Europa. Vários países do continente já fizeram parte do império russo e de forma alguma ele pode abrir mão de sua influência sobre essas nações. Em algumas delas, parte de sua população fala russo ou uma língua eslava irmã; logo, todos devem conviver sob o manto do mesmo Estado, apregoa o líder.

A Rússia comemora a vitória sobre o inimigo na Praça Vermelha, em Moscou, ao lado do Kremlin, em frente ao mausoléu que guarda a múmia de Wladimir Ulyanov, Lênin. O chefe da nação diz que chegou o grande dia da vitória. Os fascistas, forçados à rendição pelo Exército russo e pelas tropas dos aliados, reconhecem a derrota e anunciam sua capitulação incondicional, apregoa o líder por meio dos veículos de comunicação que estão sob o controle do Estado e sob forte censura. Violar as regras que impõem a divulgação de notícias apenas oriundas do ministério da propaganda é correr o risco de ir parar no presídio político de Moscou, ou ser enviado para um campo de concentração nos confins da Sibéria. O crime é de traição à pátria, portanto gravíssimo e amparado até mesmo na pena de morte. Não se concede ao inimigo nenhuma graça; os prisioneiros, em sua maioria, são fuzilados ou internados nos campos de concentração. É o grande dia da vitória do povo russo contra o imperialismo, que compensa os incontáveis sofrimentos, privações e sacrifícios que fizemos em nome da liberdade e independência de nossa Pátria, discursa o autocrata na rádio oficial.

A comemoração começa com o anúncio da rendição das forças inimigas, que depõem suas armas e as entregam em massa às forças de libertação. O exército russo é o primeiro a chegar à capital do inimigo, a atestar a todo o mundo que ele se suicidou e que seu corpo foi encontrado queimado. Adolf Hitler põe fim à vida para não cair nas mãos de Josef Stálin. O ditador se sente em pé de igualdade com os líderes ocidentais e se deixa fotografar ao lado de Roosevelt e Churchill. Stálin deseja anexar todos os países da Europa Oriental ocupados por forças soviéticas ou aliados a elas. Não pode impedir que a festa de 9 de maio seja o marco da ascensão de uma nova potência mundial, que atribui a si mesma as maiores vitórias sobre os nazistas.

O ditador avisa que não vai abrir mão da parte oriental nem da Alemanha, nem de sua capital Berlim. Nem bem terminada a Segunda Guerra Mundial e já há ameaça de uma terceira. O embate entre o capitalismo e o comunismo é claro e evidente. A URSS consolida as conquistas na Europa Oriental, faz o bloqueio da cidade de Berlim e desafia o Ocidente. Tem uma vitoriosa força armada com o moral de ter vencido os nazistas. Nada pode desafiar o Império Soviético a não ser, dois meses depois, o lançamento das bombas atômicas americanas sobre o Japão. Só há uma nação nuclear no mundo em 1945.

Heródoto Barbeiro é jornalista do R7,  Record News e Nova Brasil fm, além de autor de vários livros de sucesso. Acompanhe no YouTube “Por dentro da Máquina” - https://www.youtube.com/channel/UCAhPaippPycI3E1ZRdLc4sg   -  herodoto@herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.