Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Falar a mesma língua é o elemento central para a construção de um império. Ele deve lutar para que todos os que têm a mesma identidade cultural e de costumes vivam em um mesmo país. Dentro das fronteiras imperiais. Nem que para isso seja necessário montar um grande exército capaz de levar essa ideologia para frente a ferro e fogo. Nada pode deter uma máquina mortífera disposta a passar por cima de qualquer país que ouse atrapalhar a construção da super nação. Quem se puser na frente dos modernos tanques será esmagado, diz o fleugmático líder. O império acalenta uma estratégia de se tornar um player global e precisa de uma bandeira para juntar povos europeus que têm a mesma origem. Todos juntos na luta pela supremacia militar, política e econômica. As potências têm que abrir espaço na condução da geopolítica global mesmo com o risco de provocar um conflito de proporções inimagináveis.

Os líderes europeus assistem ora surpresos, ora assustados as reivindicações territoriais defendidas pelo líder. O império tem experiência em conflitos e todos se lembram de sua participação na guerra mundial que consumiu a vida de milhões de soldados nas trincheiras, muitos asfixiados pelo uso de gás na guerra, e outros milhões de civis em cidades que foram atacadas impiedosamente. A pressão para a expansão das fronteiras do império aumenta e muitos temem que uma nova guerra mundial possa acontecer a qualquer momento. Todos os atores dessa crise mergulham em uma corrida armamentista e sustentam que a única forma de impedir uma invasão em país vizinho é a paz armada. A política de apaziguamento é o entendimento dos países democráticos como forma de evitar um confronto direto com o império. Acalmar os ditadores no poder, dizem os diplomatas ocidentais, é uma forma de se encontrar uma saída negociada para a crise que vive a Europa. Os esforços culminam com uma reunião na cidade de Munique.

Invadir países é o auge da construção da hegemonia europeia e quiçá mundial do regime alemão. Os primeiros ministros da França e do Reino Unido acalmam os seus povos com discursos de que uma grande guerra pode ser evitada se o império pudesse esticar suas fronteiras e anexar povos que falam a mesma língua. A teoria urdida pelos estrategistas fica conhecida como política do Espaço Vital. As ameaças do III Reich dobram as democracias ocidentais, mesmo depois da anexação da Áustria. Hitler percebe a tibieza dos negociadores e reivindica parte da Tchecoslováquia. Lá vivem alemães, logo devem ser anexados ao Reich. Reunidos em Munique, o primeiro ministro da França Deladier, o do Reino Unido,Chamberlain, o ditador fascista Mussolini e ditador nazista Hitler batem o martelo e tudo o que foi conquistado pela força militar do Reich deve ter o reconhecimento das democracias . Parte da Tchecoslováquia é anexada. Este é o sinal que o ditador nazista espera para continuar sua política de invasões, ou de anexações com diz a propaganda do Reich. As forças armadas nazistas se concentram agora na fronteira da Polônia e a justificativa é a mesma: há alemães no porto polonês de Danzig. Tudo está pronto para mais uma invasão de um país vizinho. O último passo para a eclosão da segunda guerra mundial que vai implantar o terror nazista com o bombardeio de civis e os campos de concentração onde milhões são assassinados em nome de uma supremacia global.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista -  Palestras e Midia Training - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.