Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente está às turras com o Congresso. A maioria dos deputados e senadores fazem oposição ao governo e atacam sistematicamente o chefe do executivo. Acusam-no de tramar um golpe de estado e implantar uma nova ditadura no Brasil. Não esquecem o período em que o Congresso esteve fechado e os representantes políticos impedidos de aprovar projetos de origem no legislativo e rejeitar os do executivo. Os embates são cada vez mais intensos e fake News varrem a opinião pública originárias dos dois extremos do espectro político. As manifestações públicas nas praças se tornam cada vez maiores e com discursos radicais. Há quem tema que a segurança das pessoas corram risco uma vez que é impossível revistar todos os manifestantes. Como impedir faixas e bandeiras com hastes de madeira? Ou outros objetos que podem virar armas em um conflito aberto? Os discursos inflamados ora batem no legislativo, ora no executivo. Nem mesmo a justiça escapa, acusada de estar sempre ao lado dos mais ricos.

Diante do clima de radicalização os conselheiros do presidente querem convence-lo  que não deve se expor em aglomerados ou manifestações públicas. Ele não é homem de fugir de compromissos e gosta de participar de atos políticos e até mesmo de se misturar com a população, especialmente no Rio de Janeiro. Está constantemente presente a eventos em locais fechados. Mas seus apoiadores planejam uma grande concentração na principal avenida da cidade com a presença do presidente e com o anúncio de medidas que possam tirar o Brasil da crise que vive. Uma pauta está sendo debatida entre os seus apoiadores e todos querem uma maior intervenção do estado na economia. Setores empresariais torcem o nariz. As acusações de  corrupção se alternam.  O presidente acusa parlamentares de representarem interesses de grandes grupos econômicos e não da maioria pobre da população. Não se aprova nada no Congresso sem o que uns chamam de negociação e outros de troca de interesses pessoais  como verbas, cargos, nomeações de apaniguados e por aí  vai. O embate acirra o conflito político.

Ninguém sabe o aonde a atual crise política  vai parar. O rompimento da ordem institucional pode se dar na manifestação marcada. Um dos alvos é o presidente do senado, acusado de representar as velhas oligarquias contrárias as mudanças sociais. Há uma disputa nos bastidores entre quem vai discursar na manifestação. Apenas estão confirmados o presidente e o governador do Rio Grande do Sul. A manifestação  foi marcada para o final do dia, quando milhares de pessoas buscam o transporte público e são arrebanhadas para engrossar a o ato público. Os slogans e faixas já estão prontos. As reformas de base, o nacionalismo, a estatização de empresas estrangeiras e a reforma agrária. O 13 de março é o tudo  ou nada na disputa entre a esquerda e a direita. João Goulart fez um discurso moderado, mas o mesmo não se deu com Leonel Brizola. Um decreto nacionalizou as refinarias privadas de petróleo. Dai  para frente a radicalização se acelerou com uma manifestação em São Paulo contra o governo. O golpe de estado está no ar. O que não se sabe é quem vai tomar o poder: a esquerda ou a direita ?

Heródoto Barbeiro é editor-chefe e âncora do Jornal da Record News o primeiro em multiplataforma - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.