Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Heródoto Barbeiro 04/03/2020  09h01

O vírus chegou

Ele vem da Europa. Ninguém desconhece que o contato com pessoas vindas do chamado velho continente são os portadores de uma grave ameaça `a saúde humana. O prognóstico não é favorável. A mídia estampa hospitais lotados, médicos e enfermeiros correndo sem saber para onde ir. As noticias divulgadas no pais de origem não merecem crédito porque o governo não tem interesse em divulgar uma pandemia que vai afetar a economia e derrubar a produção e o mercado internacional. Os cientistas buscam as origens do vírus, genericamente conhecido como influenza, e há discordância do animal responsável pela sua propagação. Alguns reputam a uma contaminação de aves que por sua vez  contaminam os porcos, que por sua vez contaminam os seres humanos. Não há uma ligação direta entre as aves e os infectados. A doença é um desafio para os institutos de pesquisa que não chegam a um medicamento, ou vacina que sejam capazes de imunizar as pessoas. Os curandeiros e benzedeiras trabalham a todo vapor.

Há um temor que as aglomerações, como o carnaval, sejam os locais de maior possibilidade de contágio. As fake News transitam de boca a boca. Há quem propague que a doença é um castigo divino provocado pelos  pecados do  ser humano, o apocalipse. Um castigo para uma sociedade pecadora, materialista, pela falta de religião e pela devassidão dos costumes. Ou a passagem de três cometas nas proximidades do planeta que trazem a doença, a guerra e a fome. De fato os três convivem em um mundo conturbado e disputado pelas potências bélicas em vários campos de batalha. As teorias da conspiração ganham grande aceitação, como a de um laboratório que  criou o vírus como uma arma de guerra, para contaminar o inimigo e perdeu o controle da disseminação. A cada dia novas notícias dão conta que o vírus atingiu locais distintos tanto na Europa como nos Estados Unidos. O Brasil não está fora desse ciclo de contaminação, recebe estrangeiros que já chegam na alfândega doentes.

Da constatação da chegada do vírus para a suspeita de muitos infectados é um passo. Em São Paulo são registrados muitos casos e logo em todo o país novos doentes são anunciados. Os protocolos médicos para impedir a expansão de epidemia são recentes e  ninguém tem certeza que vão funcionar. A consequência imediata é a corrida para os hospitais ao primeiro sinal de gripe, e as vezes é apenas um resfriado. Mas o  noticiário internacional não deixa ninguém tranquilo. A capital do Brasil é um foco de forte propagação. Nem mesmo uma equipe médica enviada para a Europa para apoiar os aliados na guerra escapa da doença. Já chegam com  o vírus atuante. Uma onda de contaminação percorre o pais. Pobres e ricos são atingidos. Não escapam nem a burguesia industrial, nem os latifundiários do café. Nem os políticos. O presidente recém eleito em 1918, Rodrigues Alves, morre antes de tomar posse. A gripe espanhola mata no Brasil 35 mil pessoas. No mundo, matou mais do que as duas grandes catástrofes conhecidas como as duas grandes guerras mundiais.

Heródoto Barbeiro – editor-chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - www.herodoto.com.br   -  https://herodoto.com.br/livros-publicados/

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.