Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O líder russo é considerado autoritário e autocrata. Não admite opositores. Os suspeitos são acusados de traição, envenenados ou enviados para campos de concentração na Sibéria. Está no poder há mais de uma década e ninguém sabe quando será substituído. Tudo é decidido pelo partido. Não há perspectiva sobre liberdades individuais, de expressão ou de imprensa. Ele é criticado pela mídia ocidental e é acusado de querer estender seu poder em toda região da Europa Oriental. O Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, junta seus aliados europeus na aliança militar da OTAN. A imagem dos russos é de um povo agressivo, que não respeita os seus vizinhos e tem um plano imperialista que se estende do Mar Negro até a fronteira da Ucrânia. Os dois líderes, americano e russo, trocam acusações e dizem que uma guerra é inevitável. Há os que acreditam ainda nas diplomacias, que a disputa pela hegemonia mundial pode ser negociada com uma área de influência para cada uma das potências.

Há um terceiro personagem governado por um ditador e que se coloca contra o que chamam de imperialismo americano, a China. Rússia e China têm governos autocráticos. As desavenças entre americanos e russos ficam cada vez mais acentuadas. Há em curso uma guerra de acusações de lado a lado e o mundo se assusta com um possível conflito entre as duas grandes superpotências. O cenário é a Organização das Nações Unidas que vive dos interesses geopolíticos dos americanos e russos. As embaixadas desses países são acusadas de sediar nichos de espiões e constantemente embaixadores e funcionários são expulsos. Ou por que são acusados de violar as regras locais ou apenas uma represália pela expulsão de um funcionário consular. O departamento de estado norte americano alerta que os russos se armam constantemente e tem como alvo invadir países vizinhos. O líder russo é criticado pela mídia ocidental e é acusado de querer estender seu poder em toda região da Europa Oriental. O Ocidente, liderado pelos Estados Unidos, junta seus aliados europeus na aliança militar da OTAN. A imagem dos russos é de um povo agressivo, que não respeita os seus vizinhos e tem um plano imperialista e para isso junta os seus aliados no Pacto de Varsóvia.

A Ucrânia também é motivo de disputa geopolítica. Ela tem o apoio do Brasil para ocupar uma vaga rotativa no Conselho de Segurança da ONU. Os russos são contra. Querem a Índia. O governo americano pressiona o Brasil e acusa os russos de intromissão nos assuntos da América Latina, uma área considerada estratégica para os interesses dos Estados Unidos. A decisão está nas mãos do presidente militar brasileiro. A guerra fria não deixa espaço, os que não estão comigo, estão contra mim. Pressionado, Dutra articula para que a justiça eleitoral casse o mandato do Partido Comunista Brasileiro acusado de violar a cláusula de democracia e ser aliado da União Soviética. Daí para o rompimento das relações diplomáticas entre os dois países é apenas um passo. Eurico Gaspar Dutra rompe com a União Soviética, em 1947, sob o pretexto que está interferindo na política interna brasileira ao apoiar os comunistas. O ditador Josef Stalin critica asperamente o Brasil que se alinha ao lado dos Estados Unidos no conturbado mundo pós segunda guerra mundial e cenário da Guerra Fria. O reatamento entre os dois países só ocorre no governo parlamentar de João Goulart, em 1961, e o primeiro ministro Tancredo Neves garante que o Brasil vai continuar sendo democrático e cristão.

Heródoto Barbeiro – Professor e Jornalista - Palestras e Midia Training - www.herodoto.com.br  - herodoto@herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.