Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Heródoto Barbeiro 07/04/2020  12h16

Ou um ou outro

Fica claro o embate entre o governador e o presidente. A relação política entre os dois durou muito pouco tempo. Para ser exato, um ano e meio. A aliança política que possibilitou a ascensão do presidente é um castelo de areia branca e o governador não hesita em chutar toda vez que se vê diante da mídia. É uma guerra que se disputa diante da opinião pública e o bom senso, ou os interesses nacionais são postos de lado. O que vale mesmo é a conquista do poder. O governo federal se vê às voltas com o fortalecimento dos estados e lembra o período da república velha, quando São Paulo e Minas Gerais ditavam como o Brasil deveria ser conduzido. Sempre à favor de uma camada privilegiada da população. Os miseráveis servem de massa de manobra ora de um, ora de outro e torcem por seus ídolos com o mesmo fervor que torcem para os seus times de futebol do coração.

O chefe do executivo avisou várias vezes o governador que ele tem a caneta na mão e pode decidir muita coisa. Por sua vez o governador paulista se escora na mídia, nos industriais e nos partidos nanicos enfileirados e lubrificados com verbas na Assembleia Legislativa estadual. Quem pode mais, chora menos. O governador se apresenta como um homem religioso, fotografado em missas,  sempre de paletó e gravata e não abandona o ritual do cargo jamais. Anda sempre cercado por policiais e sua confortável mansão tem sempre uma viatura para proteger a primeira dama e os seus filhos. Nada tem a temer. Construiu um bom empreendimento industrial, tem participação societária e várias empresas, e mesmo na televisão. Além disso tem as polpudas verbas publicitárias para convencer veículos ao seu favor. É verdade que nem todos, um grupo jornalístico faz-lhe oposição cerrada e divulga em seus editoriais coisas desabonadoras a respeito do chefe do executivo paulista.   Usa adjetivos pesados e não esquece sua origem e como amealhou a grande fortuna que possui.

O presidente tem o apoio dos militares. Ele foi guindado ao posto para combater a corrupção e inviabilizar a transformação em um país comunista como Cuba. Pelo menos é isso que diz sempre tem oportunidade de juntar apoiadores no palácio presidencial e não raro se deixa fotografar cercados pelas mais altas patentes do exército. A crise chega a um ponto insuportável. O presidente marca uma reunião do ministério e assina e anuncia a cassação de vários políticos, entre eles o do governador de São Paulo. A cassação é apoiada no Ato Institucional 2, baixado com o objetivo de blindar o regime e estabelece eleições indiretas para presidente e dá carta branca para que Castelo Branco casse os direitos políticos de qualquer cidadão. Faltam oito meses para que Adhemar de Barros complete o mandato. Foi um dos articuladores do golpe civil-militar que depôs o presidente eleito João Goulart. Mal sabia que  seria vítima de um regime discricionário que ajudou a enredar. Perde o palácio mas não a fama. Ainda é lembrado, mesmo fora da política, como o Rouba mas Faz. 

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jorna da Record News o primeiro em multi plataforma -  www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.