Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O presidente está doente. Nem mesmo ele escapa da pandemia que vira o país do avesso. Há um temor geral que a epidemia tome conta de todo o Brasil  como se  apossou da  capital federal . O vírus veio do exterior e pegou de surpresa as autoridades de  saúde. Suspeita-se que é origem chinesa .Há uma confusão geral nos hospitais e casas de saúde e os médicos colaboram com diagnósticos conflitantes que ao invés de acalmar a população, cria pânico. A mídia dá sua contribuição  com entrevistas, reportagens e imagens de pacientes nos centros de saúde e as famílias e amigos aglomerados nos cemitérios. As camadas mais fortalecidas economicamente lotam as estradas em busca de refúgios fora das grandes cidades em fazendas, sítios e casas de campo. As escolas param. O povo pobre das cidades e do campo não tem outra alternativa se não esperar que a doença chegue e faça vítimas entre as família. Há quem julgue que a pandemia seja um castigo de Deus por pecados cometidos nos últimos tempos, mas ninguém sabe quais são.

Não se sabe a origem da doença com certeza, que tipo de pandemia é essa. Há quem afirme que é uma mutação de um vírus que já existe em todo o mundo. Provavelmente passou de aves para seres humanos. Com a intensificação das viagens internacionais a propagação de pandemias se tornou mais rápida com a chegada e saída de passageiros vindos de toda a parte. Ninguém sabe com certeza em que porta o vírus usou para se espalhar no país.  Pelo menos três ondas da doença se abatem sobre a população, mas ninguém sabe com certeza onde  e quando vão se manifestar. Laboratórios, universidades, centros de pesquisas são tomados de surpresa e o máximo que podem fazer é iniciar testes e estudos que possam resultar em vacina ou detecção da doença. O que se tem a mão, no momento, é o uso de máscaras em locais públicos, e a recomendação para não comparecer em ajuntamentos. O vírus se propaga com velocidade e nem mesmo as forças armadas estão imunes à contaminação. Os médicos receitam medicamentos disponíveis mas ninguém pode afirmar que de fato podem curar uma pessoa doente.

Com o presidente alcançado pelo vírus o debate político se intensifica. O governo dele não tem dois anos, e de acordo com a constituição nacional, quando isso acontece o vice não assume para completar os 4 anos de mandato. Diz a lei que tem que  convocar novas eleições presidenciais. É verdade que há uma exceção na história da república. O primeiro presidente, Deodoro, renunciou com apenas oito meses de mandato e o vice, Floriano, ao invés de convocar eleição, assumiu o poder, implantou uma ditadura e permaneceu até o final do mandato. Mas agora os tempos são outros. O presidente Rodrigues Alves já não vinha bem de saúde mesmo antes de ser reeleito. Afastou-se da política para recuperar a saúde, sem sucesso. Com a propagação da pandemia da gripe espanhola, encontrava-se debilitado, morreu. O vice Delfim Moreira anuncia que vai cumprir a constituição, ou seja convocar nova eleição para a presidência da república, mesmo  com o clima de consternação pela morte de milhares de pessoas e do próprio presidente. As oligarquias dominantes, o chamado café com leite, vão se manter no poder mesmo com um zunzunzum dos tenentes nos quartéis do exército.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.