Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Foi ele condenado uma centena de vezes pela imprensa cuja irresponsabilidade e venalidade auxiliam a envenenar a sociedade a ponto de não mais curá-la. O clima político do país marcha para um radicalismo acentuado e os extremos políticos se acusam mutuamente pelos problemas nacionais, entre eles a profunda crise econômica vivida pelo país. Ninguém quer assumir a derrota sofrida e para tanto é necessário encontrar um bode expiatório para o fracasso dos militares. O governo se defende e usa e abusa da imprensa e da parcialidade dos jornalistas para acusar  antecipamenteadamente  o condenado e até mesmo um ministro declarou em  mais de uma entrevista que  não havia dúvida que a nação sofrera uma traição. Ele mesmo não tinha dúvidas sobre a culpabilidade do traidor. Poucos se colocaram ao lado do acusado. A opinião pública também está convencida que ele precisa ser punido e responsabilizado pelo fundo  do poço que vivia.

Uma verdadeira guerra se trava na imprensa. As denúncias se acumulam e contaminam os partidos políticos. Os debates na câmara dos deputados e no senado são cada vez mais acirrados e muitos acreditam que o pais está à beira de uma guerra civil. A impressão que outros países tem dessa situação é que os valares morais e éticos mais antigos e universais são excluídos do direito. Como uma pessoa pode ser condenada a priori, sem processo, sem uma decisão independente dos juízes? Afinal o processo deve tramitar na esfera da justiça militar ou civil? É mais uma polêmica que transborda dos jornais e é debatida nas ruas, nas feiras, nos mercados e em todos os locais onde se debate por que a sociedade chegou onde chegou. Afinal os códigos mudaram, ou os conceitos que devem prevalecer, uma vez que simplesmente a verdade é apenas verdade e a justiça apenas justiça, independentemente onde possa  chegar ? As consequências precisam ser suportadas sejam ela quais forem.

O capitão é execrado e lançado a fúria dos radicais. Não tem esperança de escapar da pena máxima, ainda que a única prova que brandem contra ele é um relatório que supostamente teria sido escrito por ele e entregue aos inimigos. Isto afirmam os acusadores, foi responsável pela derrota humilhante que a França sofreu diante da Prússia. O império cai, uma república, a terceira da história nacional, é erguida às pressas para tentar governar uma sociedade humilhada e sem rumo. Ninguém esperava que o conflito pudesse terminar da forma desastrosa que terminou. Do outro lado proporciona a formação de um rival poderoso no norte da Europa, a Alemanha do chanceler Bismarck. O simulacro de julgamento termina com júbilo. No dia 22 de dezembro de  1894, o capitão do exército Alfred Dreyfus, de trinta anos, é considerado culpado pela corte marcial por ter entregue documentos secretos para uma potência estrangeira. É condenado à prisão perpétua na inóspita Ilha do Diabo, na América do Sul. Líderes políticos queriam que fosse fuzilado. Começa o Caso Dreyfus, que vai ocupar a imprensa pelo menos por mais dez anos. Até a descoberta da verdade. Ele era inocente.

Heródoto Barbeiro é editor chefe e âncora do Jornal da Record News em multiplataforma - www.herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.