Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Heródoto Barbeiro 12/04/2022  09h37

Vexame na ONU

Pessoas pacíficas na Ucrânia foram fuziladas sem direito à defesa; Imagens de mortos nas ruas de Bucha são chocantes

O ditador nega que tenha violado os direitos humanos. É uma mentira divulgada pela oposição com o apoio dos países imperialistas. Parte da opinião pública mundial toma conhecimento do massacre de civis desarmados e à mercê das forças militares do país. Pessoas pacíficas foram fuziladas sem direito à defesa.

As violênciassão reportadas por meios de comunicação de todo o mundo e os jornalistas comprovam que houve um verdadeiro genocídio. A reação dos países democráticos é convocar a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e propor imediata suspensão do país responsável pela barbárie do Conselho de Direitos Humanos. O acusado se defende e diz que tudo não passa de uma fake news montada por adversários internos e internacionais, estes interessados em impedir que o país se torne um ator importante na geopolítica do continente. Mas não está só, há nações que o apoiam e apontam as nações ocidentais de serem as responsáveis pelas dificuldades econômicas e políticas do mundo, ainda herança da era colonial.

O jogo do interesse nas jazidas de petróleo também tem responsabilidade na manutenção do ditador. O Tribunal Penal Internacional já começou uma investigação a respeito da responsabilidade sobre o massacre de civis e possíveis crimes contra a humanidade. O presidente da Assembleia afirma que a comunidade internacional precisa mostrar união para promover os valores fundamentais da Carta da ONU e diz que esse é o nosso dever para todos os homens e mulheres que esperam e lutam para terem os seus direitos respeitados e que hoje correm sérios riscos. Ele diz também que a comunidade internacional precisa mostrar união para promover o respeito às leis internacionais e que é dever da ONU para com todos que esperam e lutam para terem os seus direitos respeitados e que hoje correm sérios riscos. O Conselho de Segurança, apesar do direito ao veto das grandes potências nucleares, já impôs sanções ao país e apoia as investigações do tribunal. Este é o sinal verde para a decisão da Assembleia Geral da entidade.

A derrota do líder autoritário na Assembleia é esmagadora. Um verdadeiro vexame diplomático. A decisão de suspensão do pais é tomada por aclamação, um fato inédito na história da ONU. Um único país protesta, a Venezuela. O secretário-geral da ONU reafirma que as ações tomadas por vários órgãos enviam importantes mensagens de que não haverá impunidade àqueles que cometem crimes contra a humanidade. É um desafio coletivo oferecer proteção às pessoas, primeiro acabando com a violência e, segundo, lidando com o aumento das emergências humanitárias.

O ditador Muammar Kadafi, da Líbia, é responsabilizado por reprimir violentamente as manifestações pacíficas que pedem a sua saída do poder. É a primeira vez na história da ONU que um país sofre suspensão no Conselho de Direitos Humanos. Os fatos mostram até onde vai o desejo de um ditador se manter no poder a qualquer custo e lançar mão de qualquer atrocidade para se perpetuar na liderança da Líbia.

O governo de Kadafi é acusado de corrupção e insensibilidade diante do crescimento da pobreza e do desemprego. Envolvido em uma sangrenta guerra civil, o ditador da Líbia é preso por opositores e morto em 2011.

Heródoto Barbeiro é jornalista do R7,  Record News e Nova Brasil fm, autor de vários livros de sucesso. Acompanhe no YouTube “Por dentro da Máquina”, https://www.youtube.com/channel/UCAhPaippPycI3E1ZRdLc4sg   -    herodoto@herodoto.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.