Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

João Victor de Oliveira Almeida foi o primeiro colocado na categoria 15 a 18 anos no "I Concurso de Frases sobre a Indústria do Conhecimento"

"Aprender, conhecer, libertar. Aplainar o caminho, alargar horizontes: foi aqui no SESI Indústria do Conhecimento que aprendi a voar, alçar voos cada vez mais altos." Foi com esta frase que o estudante do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Unidade Polo João Victor de Oliveira Almeida, 16 anos, garantiu a primeira colocação estadual na categoria 15 a 18 anos do "I Concurso de Frases sobre a Indústria do Conhecimento".

O estudante concorreu com usuários cadastrados de 15 módulos da Indústria do Conhecimento no Paraná. Além de estar cadastrado, o critério para participação no concurso era ter lido ao menos dois livros entre os anos de 2015/2016. Foram quatro categorias distintas: até 10 anos, de 11 a 14 anos, de 15 a 18 anos e acima de 18 anos. Cerca de 100 adolescentes participaram do concurso. "Nosso objetivo com este concurso era saber o que a Indústria do Conhecimento representa na vida do usuário, sua importância para a comunidade. Por ser o primeiro tivemos um bom número de participantes. Para 2017 estamos programando um concurso de vídeos e uma gincana esportiva e cultural", adiantou a gerente estadual dos módulos da Indústria do Conhecimento-Sesi, Lourdes Ostapiuk.

Após o recolhimento das fichas de inscrição com as respectivas frases, uma equipe da Secretaria do Trabalho (responsável pela interface Prefeitura/Sesi) formada por quatro membros, juntamente com a secretária Lourdes Narcizo, selecionou a melhor frase de cada categoria. Posteriormente estas frases foram enviadas para Curitiba, passando por mais um júri de seis membros, para a escolha da melhor frase de cada categoria em todo o Estado. Os critérios para julgamento das frases foram: criatividade, coerência, clareza, correção gramatical e originalidade.

Em Ibiporã, 19 adolescentes e jovens participaram do concurso, a maioria alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF).

A premiação aos participantes ocorreu nesta quarta-feira (26), na Indústria do Conhecimento, e contou com a presença do prefeito José Maria Ferreira, da primeira-dama e presidente de honra da APMIF, Eliana Eik Borges Ferreira, secretários municipais, da gerente estadual dos módulos da Indústria do Conhecimento-Sesi, Lourdes Ostapiuk, servidores da secretaria municipal do Trabalho e alunos e educadores da Esforci. Todos os participantes ganharam certificado e um kit escolar.  João Victor foi presenteado com um tablet. "Estou muito feliz. Não esperava conquistar este prêmio. Agradeço especialmente ao apoio da bibliotecária Zilda Gonzaga por ter me incentivado a participar do concurso. Comecei a frequentar este espaço há dois anos e ele me proporcionou a ampliação dos meus horizontes por meio da leitura e das novas amizades", ressaltou o estudante.

José Maria agradeceu a participação dos alunos no concurso e enfatizou a importância da leitura para a formação do ser humano. "É uma satisfação premiar um filho de nossa terra em um concurso estadual. Para mudar uma cidade precisamos mudar a nós mesmos. O espaço físico da Indústria do Conhecimento pode não ser tão grande, mas guarda dentro de si uma riqueza enorme- o acesso ao conhecimento por meio de diferentes plataformas", lembrou o prefeito. "Os ambientes são projetados para facilitar a acessibilidade física e oferecem boas condições de leitura e estudo, além de acesso a tecnologias. Enfim, é um espaço que agrada a todas as faixas etárias", acrescentou Lourdes Narcizo.

Eliana Eik destacou o empenho de João Victor como adolescente aprendiz no curso de aprendizagem de auxiliar administrativo. "Você é nosso orgulho. Sempre se empenhou nas atividades e já está inserido no mercado de trabalho. Além do talento para cantar constatamos que se destaca na escrita também. Parabéns", elogiou a presidente de honra da APMIF. Eliana também enfatizou a importância do trabalho complementar desenvolvido pelos educadores da Esforci com os alunos na Indústria do Conhecimento.

As Unidades Sesi Indústria do Conhecimento são centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento. Os São mais de 1000 títulos à disposição dos usuários.

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.