Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

No fim de semana, criminosos destruíram uma porta e furtaram do acervo histórico dois objetos doados por pioneiros locais. Espaço é cercado e tem monitoramento e alarme

Uma cena triste chocou as funcionárias do Museu do Café e consternou toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo neste final de semana. Ladrões entraram por uma janela e arrombaram a porta principal do museu (que é a antiga estação ferroviária da cidade). Além da invasão e do dano ao patrimônio público, roubaram uma espingarda e um rádio antigo (doado pela família Chernev) que faziam parte da exposição permanente do acervo, que é visitado com freqüência por escolas e turistas que querem conhecer um pouco mais sobre a história de Ibiporã.

O secretário de Cultura, Agnaldo Adélio, notificou a ocorrência à polícia e será acionado o seguro patrimonial do prédio. O prédio tem alarme monitorado.

O Museu do Café já foi alvo de pixações e furtos anteriores, em 2015, pelas janelas, mas nunca com um arrombamento destas proporções. Em razão das invasões que ocorriam, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo providenciou na gestão passada, em outubro de 2015, o cercamento de todo o espaço da estação ferroviária com grades, o que reduziu os delitos. Tal medida foi adotada também nos espaços do Cine Teatro Padre José Zanelli, do Museu Histórico e de Artes, do Ceforma e do Complexo Cultural, protegendo dessa forma o patrimônio público e histórico que estes prédios representam, além de proporcionar mais segurança aos funcionários, usuários e alunos.

Apesar de contarem com poucos funcionários, a estrutura física dos museus de Ibiporã é exemplo para muitas cidades e eles vêm recebendo manutenção permanente, afirma o secretário de Cultura, Agnaldo Adélio. Os espaços estão bem cuidados e foram recém reformados entre 2010 e 2012: tanto o Museu Histórico, quanto o Museu do Café passaram por reformas executadas pela Prefeitura, com recursos federais e contrapartida do Município.

O arrombamento deste final de semana, conforme mostram as fotos, é uma cena lamentável num espaço histórico que é tão querido pelos ibiporaenses. A Secretaria de Cultura faz um apelo a quem vir algum destes objetos que foram furtados ou presenciar a ação de vândalos nestes locais, favor ligue para os telefones 3178-0215 e 3178-0216 e denuncie, pois as providências serão tomadas.

Jaime Kaster/ SMCT

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Fotos: Cida Ribeiro/ SMCT
Fotos: Cida Ribeiro/ SMCT
Fotos: Cida Ribeiro/ SMCT

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.