Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ibiporã começou o ano com obras em três prédios que administra, com o objetivo de melhor atender a comunidade e preservar esses espaços culturais. Desde janeiro está em reforma a Casa de Artes Ofícios Paulo VI, local onde viveu e trabalhou por quase 50 anos o artista plástico Henrique de Aragão (1931-2015).

Também está em reforma o prédio da Biblioteca Pública, na esquina das Ruas Primeiro de Maio e José Bonifácio, que estava interditado desde 2009, devido a problemas na construção resultantes de uma tempestade que causou sérios prejuízos a Ibiporã. O terceiro local que receberá adequações é o Cine Teatro Padre José Zanelli, para atender recomendações técnicas de segurança.

Sobre a Casa de Artes, ela é uma edificação pública que foi cedida em 1966 a Henrique de Aragão para ali realizar oficinas e cursos de arte e enquanto ele esteve vivo e ali morou, toda a responsabilidade sobre o espaço era do artista. Com a morte de Henrique, em agosto de 2015, foi criada uma comissão que, em conjunto com a família do artista, decidiu pela doação do imóvel da Casa de Artes para o Município, o que foi chancelado por uma decisão da Justiça local, no ano seguinte.

“Com isso, todo o acervo da Casa de Artes, que conta com obras do Henrique e de obras de outros artistas, ferramentas, utensílios e seus objetos pessoais, tudo isso foi doado para a Fundação Cultural de Ibiporã. Com isso, hoje temos a possibilidade de cuidar da edificação utilizando recurso público e colocarmos funcionários públicos ou terceirizados através de processo público, porque hoje ela é um espaço municipal”, informa o presidente da Fundação Cultural e secretário municipal de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio.

“Quando assumimos a Secretaria de Cultura, já tinha sido feita uma reforma prévia do espaço, para que a Casa de Artes pudesse ser utilizada, mas carecia de uma reforma mais detalhada, com substituição da parte elétrica, de madeiras apodrecidas, calhas, adequação do ateliê do artista e outras coisas”, acrescenta o secretário. “Solicitamos então à Secretaria de Planejamento da Prefeitura um projeto de adequação com características novas para a edificação, mas sempre respeitando a arquitetura do edifício, sem realizar intervenções significativas que pudessem descaracterizá-lo, como a cor, os espaços, ambientes, porque é um edifício histórico, precisamos preservá-lo do jeito que é”, enfatiza.

O que está sendo feito

O projeto foi então concluído e a obra foi iniciada, com um valor de R$ 386 mil. “Vamos restaurar o espaço para termos mais condições de salvarmos obras e objetos que estão no prédio e também aproveitarmos e espaço de modo mais efetivo para que possamos ter aulas. Nós não tínhamos salas especificamente definidas. Hoje, com base no projeto de execução, haverá uma sala voltada para escultura e outra para desenho, fora a melhoria nos banheiros, a restauração do teatro de arena para que possamos levar mais espetáculos ao local e oferecer mais segurança aos artistas, pois o piso estava em mau estado”, informa.

Tudo isso está sendo contemplado na reforma da Casa de Artes Ofícios Paulo VI, que em breve será reaberta à visitação. Até lá a comunidade será mantida informada sobre o andamento da reforma nos canais de comunicação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (http://culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br/ e https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora/).

Cecília Vogmann e Jaime Kaster/ SMCT – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.