Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Festa na próxima quinta-feira (11/8) vai comemorar 34 anos deste espaço de arte e cultura. Você é nosso convidado!

Estamos na semana de aniversário do Cine Teatro Padre José Zanelli, que completa 34 anos no próximo sábado. Para comemorar essa data, a Prefeitura de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, está preparando uma grande festa para a próxima quinta-feira (dia 11/08), às 19h30. Confira em nossa página toda a programação e outras matérias sobre este evento, preparado para você e sua família! Entrada gratuita.

A importância do espaço

A construção do Cine Teatro Municipal foi algo marcante para Ibiporã na época (1986-1988) e um divisor de águas, pois havia aqueles que consideravam a obra um espaço de luxo que atenderia basicamente uma elite cultural.

Do outro lado, a determinação de um prefeito fortemente influenciado pelas artes desde a infância, pelo padre José Zanelli, e que havia sido também ator com Henrique de Aragão, de quem a família era amiga próxima. Era Daniel Pelisson, prefeito de 1983 a 1988, que sentia a demanda por um espaço para as artes, pois Ibiporã tinha um movimento cultural crescente desde a década de 1970. Somada a essa necessidade, quis que o lugar também fosse um cinema.

Foi tomada então a decisão e iniciados os projetos, em 1986, por uma equipe de estagiários de Arquitetura da Prefeitura de Ibiporã: Marcos Pelisson, Osvaldo Canizares, José Ângelo de Assis e Herbert Keller. Devido à complexidade da obra, a execução levou dois anos, pois o projeto teve que ser levado a técnicos e artistas, que deram sugestões sobre palco, urdimentação e acústica.

Projetos Especiais

O projeto acústico ficou a cargo do engenheiro acústico Conrado Silva, na época professor da USP em São Paulo. A arquiteta Solange Boligian contribuiu no detalhamento de equipamentos, entre os quais a tela móvel do cinema. O projeto teve também assessoria de profissionais como Carlos Cur, do Teatro Guaíra, de Curitiba.

Outra contribuição valiosa foi do maestro Othonio Benvenuto, da Orquestra da UEL, que sugeriu a construção de um balcão superior para 150 pessoas, para que o teatro tivesse pelo menos 500 lugares. Mais tarde, ele voltou para a inauguração, no dia 13 de agosto de 1988, para dirigir a OSUEL no concerto de abertura.

A construção do teatro foi executada por funcionários municipais da antiga CODESI (Companhia de Desenvolvimento de Ibiporã), na época dirigida por Paulo Zaparolli. O engenheiro responsável foi Elcio Verceze e o mestre de obras, o Sr. Benedito da Silva, popular “Baianinho”. As poltronas foram adquiridas do antigo Cine Bandeirantes e restauradas por adolescentes do extinto CEMIC.

Espaço para a população

A noite de abertura foi um evento que lotou o espaço com cidadãos de todas as classes sociais. “Deixei claro que o teatro não era para a elite, mas para o povo”, disse Daniel Pelisson. Tanto que nos anos que se seguiram, na primeira gestão do prefeito José Maria Ferreira (1989-1992), além de inúmeros espetáculos, todas as escolas, creches e entidades sociais puderam visitar o espaço em atividades culturais e pedagógicas que existem até hoje e integram a cidade.

Jaime Kaster/ SMCT / PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.