Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Administração Municipal, por meio do departamento de Meio Ambiente, da secretaria de Agricultura, realizou no último sábado (21), em parceria com a ONG E-lixo, de Londrina, a 2ª Edição da "Coleta de Lixo Eletrônico" durante todo o dia. O objetivo foi destinar corretamente esse material.

De acordo com o diretor da ONG, Alex Gonçalves, a campanha recolheu 500 kg de lixo eletrônico. "Durante toda a nossa permanência em Ibiporã os moradores estiveram entregando o lixo. A comunidade participou ativamente da ação", afirmou Gonçalves. "Nossa intenção é disseminar a ideia de que esse lixo também pode ser reciclado e não deve ser despejado em qualquer lugar", acrescentou ele.

Para o diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri, o resultado da ação no município atendeu a expectativa. "O volume recolhido estava na previsão que tínhamos feito. Foi muito bom o resultado, porque meia tonelada de lixo eletrônico deixou de ser descartada erroneamente e será destinado em local correto", expôs.

Marcelo Gonçalves, diretor da Ong E-lixo, explica que os objetos serão desmontados e separados para então ser feita a destinação. "Tudo o que foi recolhido vai ser desmontado e após a separação serão enviados às indústrias como matéria prima", esclareceu ele.

O diretor de Meio Ambiente, Diógenes Magri ressalta os perigos que a destinação incorreta. "O lixo eletrônico apresenta metal pesado como: mercúrio, lítio, cádmio, entre outros que em contato com o organismo humano pode acarretar problemas fisiológicos e, em longo prazo até câncer. Além de contaminar a água e o solo", alertou Magri.

Parceria

Conforme André Gonçalves, Ibiporã foi a primeira cidade a firmar parceria com a ONG e destinar corretamente o lixo eletrônico. Atento às transformações tecnológicas, o prefeito José Maria Ferreira procurou o diretor da E-lixo, em 2009, para reciclar o material. 

"Ibiporã já trabalhava com a separação do lixo orgânico, reciclável e rejeito e nos deparamos com o lixo eletrônico. Em virtude dessa necessidade firmamos a parceria com a E-lixo e começamos destinar corretamente, também com esse tipo de lixo", explica o prefeito José Maria.

Antes das edições da "Coleta de Lixo Eletrônico", o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Agricultura recolhia os objetos eletrônicos e os encaminhava à ONG.

"Para a Administração Municipal ser pioneira nesse trabalho, juntamente com a E-lixo, e fazê-lo de modo efetivo é muito satisfatório porque sabemos que esse lixo cresce cada vez mais e que os componentes além de difícil composição, poluem o meio ambiente", acrescenta o prefeito.

A intenção da Administração Municipal e da E-lixo é promover mais edições da "Coleta de Lixo Eletrônico" e destinar corretamente, cada vez mais, esse tipo de lixo.

Núcleo de Comunicação Social/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.