Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Imóvel foi reformado e adequado às atividades da Polícia Civil. Projeto foi viabilizado pelo Estado e a prefeitura. A carceragem da delegacia passa para a plena gestão do Depen-PR.

A população de Ibiporã, no Norte do Estado, passa a contar com sede administrativa da delegacia em novo espaço, que foi totalmente reformado para se adequar às atividades da Polícia Civil. O projeto, viabilizado pelo Governo do Estado em parceria com a prefeitura de Ibiporã, foi entregue ontem (28), em solenidade com o secretário da Segurança Pública, Rômulo Marinho Soares, e o diretor-geral da Polícia Civil do Paraná, Sílvio Rockembach. No mesmo dia foi entregue a delegacia de Cambé.

A unidade de Ibiporã fica na região central do município e faz parte da reestruturação das atividades da Polícia Civil. A carceragem da delegacia passa para a gestão plena do Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) e os policiais civis deixam de cuidar de presos e passam a atuar no seu papel constitucional, a investigação.

O foco é melhorar a estrutura das delegacias para o bom relacionamento entre a sociedade e os policiais, conforme destacou o secretário Romulo Marinho Soares. “A Polícia Civil do Paraná poderá fazer o bom trabalho que tem feito que é investigar e dar pronta resposta a qualquer crime e elucidar problemas que acometam a sociedade. Por isso estamos focados em resolver esse problema o mais rápido possível, melhorando as estruturas das delegacias e transferindo as carceragens para o Depen”, explicou o coronel Marinho.

O investimento realizado pelo Estado do Paraná para instalação da Sede Administrativa da Delegacia de Ibiporã foi de R$15.239 referentes à pintura de fachada e da parte interna, instalação do ar condicionado, adequação de espaço (cela) para recebimento de presos durante procedimentos de Polícia Judiciária, adequação de sala (cofre) para recebimento e guarda de objetos e drogas apreendidas, confecção e instalação de painel de identificação da sede administrativa e adequação da rede elétrica para suportar a carga de equipamentos.

O diretor-geral da Polícia Civil destacou o trabalho do Governo do Estado e da Secretaria da Segurança Pública que resultou no convênio e nos termos de cooperação técnica para a obra. “Também agradeço a prefeitura e a sociedade de Ibiporã e todas as pessoas e outros órgãos que foram envolvidos nessa conquista para que a Polícia Civil pudesse avançar e, a partir de agora, poder desempenhar seu papel constitucional, o de investigação”, disse Rockembach.

O investimento realizado pela Prefeitura de Ibiporã com aluguel do imóvel é no valor mensal de cerca de R$ 6 mil mensais. “O esforço de Ibiporã junto com os órgãos do Governo do Estado é para que possamos ofertar a melhor segurança às nossas famílias, crescer com qualidade de vida e respeito ao patrimônio, a pessoa e ao conjunto da sociedade”, disse o prefeito José Maria Ferreira

Expediente

A delegacia funcionará durante o expediente, e fora deste horário os flagrantes serão encaminhados à central de flagrantes, mas sempre terá funcionários de sobreaviso para situações mais graves ligadas à investigação. Além disso, terá atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. “Agora podemos nos dedicar às investigações para diminuir a criminalidade na cidade, significativamente. Também faremos o monitoramento dos casos de violência doméstica para evitar a reincidência dessas situações”, disse o delegado de Ibiporã, Vitor Dutra de Oliveira.

A mudança da Sede Administrativa da Delegacia de Ibiporã de local é considerada um marco histórico para a cidade, o prédio da Cadeia Pública foi inaugurado em 1985, onde também funcionava a antiga delegacia.

 “Essa, sem dúvida, é a maior frente de dedicação pura por determinação do nosso governador. O grande foco da Polícia Civil é a investigação, temos que prover a eles, para que possam entregar o resultado deste trabalho e, assim, a garantia de paz à nossa comunidade”, disse o deputado estadual, Tiago Amaral.

Instalações

A delegacia se situa em área com 770 metros quadrados, na Avenida dos Estudantes, contendo um sobrado em alvenaria medindo, de 443,73 metros quadrados, no centro da cidade de Ibiporã. No térreo há ampla sala na entrada com armário embutido, mais três salas com banheiro, uma sala de reuniões, cozinha com armários em dois ambientes, sala de jantar com estante, banheiro social, área de serviços e garagem para sete carros.

Presenças

Participaram da inauguração os deputados estaduais Tiago Amaral e Cobra Repórter, o prefeito de Jataizinho, Vilsinho Quirino; o presidente da Câmara de Ibiporã, Pedro Luiz Chimentão; a vice-prefeita de Ibiporã Maricélia Soares de Sá; o delegado-chefe da Divisão de Polícia do Interior, Lanevilton Theodoro Moreira; o delegado-chefe da 10ª Divisão Policial de Londrina, Amarantino Ribeiro Gonçalves; o diretor Regional do Depen, Reginaldo Peixoto; o Comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar, o coronel Hilberaldi Correia de Lima; o empresário Oezir Kantor.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.