Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ações realizadas em escolas e colégios visam à conscientização sobre a segurança no trânsito e a prevenção de acidentes, além de propor à sociedade uma nova maneira de encarar a mobilidade

Participante da Campanha “Maio Amarelo” - movimento mundial que marca a mobilização para a diminuição dos índices de mortes e acidentes de trânsito -, a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (DTRANSITO), continua promovendo palestras em escolas municipais e colégios estaduais, e blitzes educativas sobre o trânsito, no município. As ações de conscientização prosseguirão até o fim deste mês.

Com o mote “Nós somos o trânsito”, o movimento está em sua 5ª edição e fomenta na sociedade discussões e atitudes voltadas à necessidade urgente da redução do número de mortes e feridos graves no trânsito. O tema de 2018 propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e propõe uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

A programação municipal foi iniciada no dia 1º de maio - feriado do Dia do Trabalhador - com orientações educativas de trânsito para crianças que participaram do evento “Praça da Alegria”, na Praça Pio XII. O ciclo de palestras para estudantes do Ensino Médio teve início no dia 8, no Colégio Estadual Basílio de Lucca, prosseguindo pelos Colégios Estaduais Unidade Polo e Olavo Bilac. Já as blitzes educativas, com entrega de material educativo a motoristas e pedestres sobre o respeito à sinalização e os cuidados no trânsito, além de adesivaço em veículos, começaram em frente à Escola Municipal Profª Maria Inês R. de Melo, prosseguindo pelo Colégio Integrado Sônia Marcondes, Colégios Polo e Olavo Bilac e CMEI Recanto dos Baixinhos, até o momento.

Segundo o diretor do Departamento de Trânsito, Euller Alexandre Gualberto, por meio das palestras – que estão sendo proferidas por ele -, é possível levar as pessoas, neste caso os jovens, à reflexão sobre a importância da conscientização frente aos acidentes de trânsito, no sentido de garantir a prevenção. Já as blitzes educativas estão sendo realizadas pelos agentes municipais de trânsito, em parceria com a Polícia Militar e com a participação de professores e alunos de escolas e colégios de Ibiporã, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade, de modo geral, sobre o tema.

As ambas as ações estão sendo realizadas em atendimento à Resolução 722/18, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina o tema central que precisa ser trabalho no âmbito de educação no trânsito pelos órgãos responsáveis por essa área.

"O Departamento de Trânsito acredita que a educação é a mais importante ferramenta de formação da cidadania. Quanto mais cedo envolvermos crianças e adolescentes em ações desta natureza, maiores são as chances de alcançarmos êxito na construção de um trânsito democratizado, assegurando ao mesmo tempo o direito de todos de ir e vir com segurança", defendeu o diretor do DTRANSITO.

Maio Amarelo

Foi criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária na esteira da determinação da Assembleia-Geral das Nações Unidas  (ONU) que editou, em março de 2010, uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a "Década de Ações para a Segurança no Trânsito". O Movimento Maio Amarelo é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil.

A intenção é colocar em pauta a segurança viária e mobilizar toda a sociedade para discutir o tema, estimulando o cidadão a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada um, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito. Ações do Maio Amarelo são desenvolvidas em todos os estados brasileiros e em outros 25 países nos cinco continentes.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.