Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Confira o mini currículo de cada candidato à vaga de conselheiro tutelar

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ibiporã informa que a eleição para os novos Conselheiros Tutelares de Ibiporã – quadriênio 2020-2024 – ocorrerá neste domingo, dia 06 de outubro. A votação ocorrerá no horário das 08h às 13h, no Colégio Estadual Francisco Gutierrez Beltrão, localizado na Avenida Eng. Francisco Beltrão, nº 65 – Centro, e será por meio da urna eletrônica.

Para votar basta estar munido do título de eleitor e um documento com foto. É necessário estar em dia com as obrigações eleitorais. O voto é facultativo, mas importante neste processo, uma vez que se trata dos profissionais que zelarão pela garantia dos direitos e deveres das crianças e adolescentes, propostos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Serão preenchidas cinco vagas e será formado cadastro reserva para os denominados suplentes. Sete candidatos disputam os cargos e é você quem vai ajudar a elegê-los. As eleições municipais ocorrerão em todo o Brasil. A última escolha para o Conselho Tutelar ocorreu em 2015.

Oito urnas eletrônicas serão disponibilizadas para votação. Cada eleitor poderá votar somente em um candidato. Vale ressaltar mais uma vez que a votação não é obrigatória. O resultado está previsto para sair em até 40 minutos. A diplomação dos novos conselheiros tutelares tem data para ocorrer em 10 de janeiro, de 2020, às 10h, no Centro de Convivência do Idoso (CCI).

Seleção de conselheiro tutelar para o biênio 2020/2024

O processo visa o preenchimento de cinco vagas de conselheiro tutelar, mais formação de cadastro de reserva, denominados suplentes. Dentre os requisitos exigidos dos candidatos estão: idade igual ou superior a 21 anos; residir no município há mais de dois anos; Ensino Médio Completo ou curso equivalente; possuir CNH na categoria B e experiência comprovada de no mínimo dois anos na área de defesa ou atendimento à criança e adolescente. O conselheiro eleito tem contrato de dedicação exclusiva com a prefeitura, e o mandato é de quatro anos. O salário é de R$2.801,02.

O Processo de Escolha dos membros do Conselho Tutelar é composto de 5 (cinco) etapas: registro da candidatura; participação com 100% de frequência em curso prévio; prova objetiva e subjetiva com acerto mínimo de 75% das questões; avaliação psicológica; e eleição, e já está em andamento, passando agora pela fase do curso e provas.

Os conselheiros tutelares são escolhidos pela sociedade e têm a missão de zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, no âmbito municipal.

Mini currículo dos candidatos em ordem alfabética

1ª - Cacilda Tejo: A reportagem não obteve o currículo da candidata, porém, sabe-se que ela já é conselheira tutelar.

2º - Damião João de Souza: Graduado em pedagogia. Experiência com a infância e juventude; como Educador Social; com mais de 12 anos na área;                                 Experiência como educador social pela Epesmel, Sinal Verde e casas de acolhimento na cidade de Londrina. Terceiro mandato com Conselheiro Tutelar.

3ª - Isadora Luchini: A reportagem não obteve o currículo da candidata.

4º - João Francisco Ferraz de Lima: Casado, pai de três filhos, residente no bairro da Vila Esperança próximo do CAIC, formado em Serviço Social, pós graduado em Educação Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná UFPR. Mestrando em Serviço Social na Universidade Estadual de Londrina. Atua em acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Londrina no Lar Anália Franco atendendo crianças e adolescentes retirados do convívio familiar por determinação judicial. Acumula experiência profissional de mais de 10 anos na área da defesa dos direitos das crianças e adolescentes, com atuação no Creas de Ourinhos-Sp, Prefeitura de Ourinhos-SP, Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo-SP e na Prefeitura de Sengés-PR. Também já atuei com atendimento a família que residem em área de ocupação irregular e favelas nas cidades de Curitiba, Paranaguá,Pinhais e São Paulo. Ainda já atuei como professor de Sociologia na Rede de Educação do Estado de São Paulo e como professor em cursos preparatórios para concursos públicos e iniciação para o mundo do trabalho.

5ª - Julia Bruschi: Moradora de Ibiporã há 21 anos, é assistente social formada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e, atualmente, mestranda no Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Políticas Sociais (UEL). Atua há quatro anos na área da criança e do adolescente em diferentes segmentos, desde projetos direcionados ao espaço escolar até o atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violações de direitos.

6ª - Juliana Zeferino: Tenho 39 anos de idade, resido em Ibiporã há 25 anos e aqui formei minha família. Sou casada e mãe de dois filhos. Sou formada em pedagogia pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) e pós-graduada em neuropsicopedagogia. Há 17 anos atuo na área da educação de crianças e adolescentes, e como exemplo de trabalho posso citar a creche modelo de Ibiporã, o Colégio Educativa, o Colégio Profª Alice Roma Botti Schimitt, além de outros colégios da cidade de Londrina, sempre como professora. Escolhi ser candidata a membro do conselho tutelar porque quero lutar em favor e fazer valer os direitos das crianças e adolescentes, que atualmente sofrem com o caos da educação, a falta de segurança e a imensa dificuldade de acesso à cultura e lazer. Como professora, aprendi a entender as dificuldades que os jovens enfrentam e senti “na pele” as consequências deste abandono e, por isso, me considero apta a exercer este importantíssimo cargo. Estou disposta a orientar, cuidar, propiciar o acesso a seus direitos, sempre visando o melhor futuro para as crianças, pois o futuro do Brasil delas depende.

7º - Vantharen Leite Subires: Tenho 26 anos, sou divorciado, trabalho como vendedor de móveis em Londrina, tenho curso de gestão comercial e empresarial, curso o 3° ano de Direito onde pretendo atuar na vara da infância e Juventude, tenho experiência com crianças e adolescentes como professor de xadrez pelo Clube de Xadrez de Ibiporã, onde este é um trabalho social para tirar as crianças da ruas dando a elas a oportunidade de aprender um esporte, desenvolver a mente, melhorar o aprendizado escolar e a concentração. Atuo também como árbitro de xadrez pela Federação Paranaense e pela Confederação Brasileira de Xadrez.

*Os currículos foram divulgados na íntegra, conforme e-mail de cada candidato, limitando apenas à reportagem fazer pequenas edições.

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.