Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Administração Municipal está fazendo melhorias no Cemitério Municipal São Lucas, em Ibiporã. A obra, realizada por determinação do prefeito José Maria Ferreira desde o final do ano passado, consiste em reforma do escritório para atendimento ao público, a construção de um novo ossário com 110 caixas, 13 jazigos de três lugares cada e troca do telhado da entrada do cemitério. O investimento é de R$51.094,75, realizado com recursos municipais. A empresa responsável pela obra é a G.C do Vale, de Londrina. O prazo previsto para conclusão das melhorias é no final deste mês.

Segundo o coordenador da Divisão de Cemitérios, Paulo Ribeiro, futuramente serão construídas novas camadas no novo ossário e as três capelas mortuárias receberão ar-condicionado. Recentemente a capela de oração, muro, calçadas e meio fio receberam pintura, a mureta do cruzeiro foi refeita e instaladas grelhas para oferecer mais segurança aos visitantes na hora de acender suas velas e fazer orações aos entes queridos. “Todas estas intervenções têm por objetivo oferecer mais conforto e segurança aos servidores e população. Se a família é bem atendida, alivia a dor da perda de seu ente querido”, justifica Ribeiro.

“O investimento que está sendo feito no cemitério municipal é para preservar a memória dos nossos antepassados e para possibilitar a Ibiporã que tenha um espaço destinado a cultuar a memória de nossos entes queridos de forma organizada e respeitosa”, acrescenta José Maria.

O Cemitério Municipal São Lucas possui cerca de seis mil túmulos e 18.590 sepultados. O município não cobra taxa de manutenção das famílias que possuem a concessão dos túmulos, apenas taxa de sepultamento. A administração do espaço realiza o empréstimo das gavetas por três anos. Depois deste período os restos mortais são remanejados para o ossário. “Temos recebido a visita de prefeitos e responsáveis pela administração dos cemitérios municipais de cidades da região para conhecer o trabalho que tem sido feito no cemitério de Ibiporã. A maioria está com a sua vida útil esgotada, e querem conhecer o sistema de verticalização implantado no São Lucas, o qual amplia a capacidade do cemitério, permitindo mais sepultamentos. As pessoas também elogiam a limpeza, organização e infreaestrutura existente aqui”, cita o coordenador da Divisão de Cemitérios.

Túmulos abandonados

A Divisão de Cemitérios informa que a partir de julho iniciará o recadastramento dos túmulos. “As pessoas que possuem terrenos no local devem procurar a Divisão de Cemitérios, que funciona aqui no São Lucas, para apresentar os dados cadastrais do espaço. Após o recadastramento, os terrenos onde se encontram os jazigos abandonados serão desapropriados pela prefeitura e ficarão à disposição para empréstimo das gavetas”, explica Ribeiro.

Os documentos necessários para a regularização dos túmulos são: RG do responsável pelo terreno, CPF do responsável, comprovante de residência do responsável, certidão de óbito dos entes sepultados e documento do terreno. Caso o responsável não o possua, é possível retirar a segunda via. O recadastramento dos túmulos será realizado até janeiro de 2016.

O horário de funcionamento da Divisão de Cemitérios é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, no Cemitério Municipal São Lucas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3178 0203.

Núcleo de Comunicação Social - PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.