Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito José Maria Ferreira empossou na manhã desta segunda-feira (02) a conselheira tutelar Neuza Semprebom. A conselheira assume no lugar de Bianca Soares, que pediu desligamento do cargo por ter sido aprovada em concurso público municipal. Com 70 votos, Neuza Semprebom foi a sexta colocada nas eleições para escolha dos novos membros do Conselho Tutelar de Ibiporã para a gestão 2012/15. Ela foi empossada para o término do mandato, até 15 de janeiro de 2016.

A nova conselheira tutelar também assinou termo de compromisso no qual se compromete a atuar para que os problemas da infância e adolescência sejam solucionados, fazendo cumprir todos os dispositivos de defesa e ou atendimento dos direitos da criança e do adolescente.

O ato foi acompanhado pelos outros quatro membros do Conselho Tutelar – Vanderson Pinheiro (presidente), Gragiani Cardin Botelho, Sueli Aparecida Gomes, Ana Paula Visnadi, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Paulo Silvério, a secretária executiva do CMDCA, Carla Sabino, e o procurador Douglas Henrique de Oliveira. “Quero agradecer a todos os membros do órgão pela dedicação com que vem desempenhando suas funções em um trabalho importante no sentido de proteger as crianças e adolescentes, especialmente os que estão em situação de vulnerabilidade. À Neuza, desejo sucesso neste período que resta do mandato”, disse José Maria.

Os conselheiros tutelares também aproveitaram a oportunidade para discutir com o procurador responsável pela Assessoria Parlamentar sobre o Projeto de Lei 073/2014, de autoria do Executivo, que dispõe sobre o processo de escolha para membros do Conselho Tutelar e altera a Lei Municipal nº 1.892, de 30 de junho de 2004. Dentre os pontos mais polêmicos estão a exigência da realização dos exames médicos pelos candidatos antes mesmo de haver eleição e, em caso de empate na votação, seja considerado eleito o candidato que já tiver atuado anteriormente como conselheiro tutelar.

Denúncias

O Conselho Tutelar deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. Cabe ao Conselho Tutelar aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente.

O atendimento é feito presencialmente, na sede do órgão – Avenida D. Pedro II, 580, ou telefone – de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas – 3178-0218, ou pelo telefone do plantão 24 horas – 8421-7200. Também é possível fazer a discagem direta e gratuita para o número 100 (Disque Direitos Humanos). A Polícia Militar (190) também pode ser contactada que repassará a denúncia ao Conselho Tutelar. As denúncias podem ser anônimas e o sigilo do denunciante é garantido.

Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.