Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma reunião na manhã desta quinta-feira (26) na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Ibiporã marcou o início dos trabalhos da comissão designada para revisar o Plano Municipal de Educação (PME). A comissão é formada pelos seguintes agentes públicos e políticos - Patrícia Ednéia Perez Bueno - presidente Conselho Municipal de Educação e da comissão, Aline Fontoura da Silva Moreno Secretaria Municipal de Educação e coordenadora do Plano Municipal de Educação, Cilene de Lima Silva - Secretaria Municipal de Educação, Douglas Henrique de Oliveira - Procuradoria Geral do Município, Maricélia Soares de Sá - Câmara Municipal de Ibiporã, Josilene Margonato de Oliveira Silva - Secretaria Municipal de Educação e Valéria Borges Breda - Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Viação.

O prefeito José Maria Ferreira prestigiou a abertura dos trabalhos. José Maria deu as boas vindas a todos e desejou sucesso à equipe na condução de um trabalho que exigirá agilidade e coordenação para elaboração de um plano com qualidade técnica e que seja legitimado pela ampla participação do poder público e segmentos da sociedade, vinculando um projeto que garanta o direito à educação de qualidade para todas as pessoas com o projeto de desenvolvimento local.

O papel da comissão é rever e adequar o Plano Municipal de Educação, aprovado em 2005, às diretrizes, metas e estratégias previstas no Plano Nacional de Educação (PNE), documento que estabelece as estratégias das políticas de educação para o Brasil para os próximos 10 anos, até 26 de junho deste ano.

O PNE apresenta 20 metas a serem cumpridas até 2025, entre as quais a alfabetização de todas as crianças até o fim do terceiro ano do ensino fundamental, a erradicação do analfabetismo de brasileiros com 15 anos ou mais, a inclusão de todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola e o acesso à creche para pelo menos metade das crianças de até três anos. Há ainda o estímulo ao ensino profissionalizante de adolescentes e adultos e à formação continuada de professores.

Neste primeiro encontro a comissão leu o Caderno de Orientações do PME, que orienta sobre as etapas de elaboração do plano (definir e distribuir responsabilidades, elaborar o documento-base, promover um amplo debate, redigir o projeto lei, acompanhar a tramitação na Câmara) e orientações técnicas para produção de um bom diagnóstico, construção de metas, definição dos indicadores e estratégias, e pactuou um cronograma de atividades.

O grupo também definiu para o dia 16 de abril um amplo debate com a comunidade local sobre o assunto. O prefeito sugeriu e a comissão acatou que o tema seja levado à reunião da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar), na próxima quinta-feira (05/03), a fim de saber em que estágio de elaboração do PME as cidades estão.

De acordo com a presidente da comissão, embora o prazo para elaboração do documento seja curto, Ibiporã está em vantagem em relação aos outros municípios. “Estamos com 80% do dever cumprido, pois necessitamos apenas atualizar o atual plano conforme o que estabelece o PNE, pois o Paraná também está em processo de elaboração de um Plano Estadual de Educação. Vamos trabalhar de maneira organizada e articulada para que possamos sanar dificuldades e oferecer um ensino de qualidade aos nossos alunos”, assegura Patrícia.

Segundo o consultor em Educação da Associação dos Municípios do Paraná, professor Jacir Bombonato Machado, dos 399 municípios do Paraná, apenas 84 elaboraram planos de educação para 2015. No Brasil, o quadro não é diferente. De acordo com o Ministério da Educação, dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 37 já têm os Planos Municipais de Educação aprovados por lei e vigentes.

Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.