Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito José Maria reuniu-se com empresários do setor industrial para solicitar o apoio destes no patrocínio de bolsas de estudo aos alunos interessados em cursar o Ensino Médio Profissionalizante no Colégio Sesi

O prefeito de Ibiporã, José Maria Ferreira, reuniu-se ontem (29), na Sala de Reuniões do Gabinete, com empresários do setor industrial do município para solicitar o apoio destes no patrocínio de bolsas de estudo aos alunos interessados em cursar o Ensino Médio Profissionalizante no Colégio Sesi de Ibiporã.

As bolsas são exclusivamente para alunos que fizerem simultaneamente o curso técnico do Senai, em Londrina. “O Colégio Sesi está instalado em Ibiporã desde 2010 e desde então vem realizando um trabalho excepcional na formação de jovens. A instituição possui uma metodologia diferenciada, baseada na prática da responsabilização das ações, além da formação profissional, em parceria com o Senai de Londrina. Por isso, sinto-me à vontade para mais uma vez pedir esta colaboração”, disse José Maria. O secretário de Indústria e Comércio, Thiago Eik, e a secretária do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Lourdes Narcizo, também estiveram presentes à reunião.

O envolvimento do empresariado local na educação de jovens foi intensificado em 2013, quando o prefeito José Maria Ferreira determinou que a secretaria de Indústria e Comércio firmasse uma parceria com o Colégio Sesi na elaboração de uma campanha entre as indústrias da cidade para ofertar bolsas de estudo para os alunos.

Segundo o diretor do Colégio Sesi de Ibiporã, Fabio Luís Pirola, a ação foi bem sucedida e mais de 90 bolsas foram concedidas aos estudantes através das empresas parceiras - Plásticos Borsato, Furgões Ibiporã, Condomínio Empresarial, PVC Brasil, Serralheria Globo e Serralheria Maxifer. “Dos 100 alunos que concluíram o Ensino Médio e Técnico, 45 ingressaram no Ensino Superior e 19 estão trabalhando na área relacionada ao curso que fizeram no Senai. Temos uma equipe qualificada e comprometida e alunos com grande potencial, que sabem aproveitar a oportunidade de um ensino diferenciado, cujas aulas são baseadas nas Oficinas de Aprendizagem, em que eles se reúnem em equipe para solucionar os desafios propostos pelo professor”, ressalta Pirola.

Em Ibiporã, o Colégio Sesi oferece em parceria com o Senai os cursos técnicos de Eletromecânica, Design em Moda, Segurança do Trabalho e Informática. A Administração Municipal disponibiliza ônibus que leva e busca os alunos de Ibiporã para Londrina, gratuitamente. A bolsa custa R$170,00 por aluno mensalmente e o restante da mensalidade é custeada pelo colégio. Os empresários também podem indicar colaboradores ou os filhos deles para terem os estudos patrocinados.  Atualmente, 100 interessados aguardam uma bolsa patrocínio para estudar no Colégio Sesi.

Durante o ano todo, a empresa estará a par do desenvolvimento do aluno patrocinado. O colégio manterá contato e uma parceria constante será estabelecida com os empresários nas atividades desenvolvidas pelos alunos. Com isso, o patrocinador poderá acompanhar de perto os resultados do investimento. “Dentre os benefícios que apontamos aos empresários estão o apoio na formação de profissionais capacitados, que futuramente atenderão a empresa, a parceria com os alunos bolsistas para ajudar na solução de problemas da empresa e o incentivo às ações de responsabilidade social”, aponta a gerente do Sesi Londrina, Lucilene Furlan.

Na avaliação dos representantes do Colégio Sesi e do Senai os empresários mostraram-se receptivos à ideia e comprometeram-se a levá-la à diretoria de suas empresas. “É muito importante ter o prefeito José Maria balizando este projeto porque ele consegue intermediar o contato com o empresariado local”, enfatiza Lucilene. “O colégio Sesi é uma conquista da atual administração que depende do apoio do empresariado para dar prosseguimento ao trabalho. “Todas as empresas registradas como indústrias são bem vindas em patrocinar os alunos. Eles precisam do intermédio da empresa para conseguir a bolsa. Em poucos anos os estudantes estarão formados e qualificados podendo atuar em suas próprias indústrias incentivadoras. Além de ajudar o aluno, o empresário faz um forte investimento social”,  argumenta Thiago Eik.

Empresários do ramo industrial interessados em patrocinar bolsas de estudos podem procurar a secretaria do Colégio Sesi, na Rua Proencio de Carvalho, s/nº, Conjunto Pedro Splendor, ou pelo telefone: (43) 3268-0906.

Caroline Vicentini – NCS/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.