Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito José Maria Ferreira recebeu no último dia 18, uma comitiva formada por empresários sul coreanos e representantes de órgãos de fomento ao comércio interessados em investir em Ibiporã. A Administração Municipal negocia há alguns meses com representantes das empresas Fine Field Trading LTD e KSB, sediadas em Seul, a instalação de uma fábrica de produção de lâmpadas de LED (Diodo Emissor de Luz). Esta seria a primeira unidade latino-americana da fábrica de sistemas fotovoltaicos de geração de energia voltada para investimentos na área de tecnologia LED.

 Além de José Maria, a comitiva estrangeira foi recepcionada pela vice, Sandra Moya, a primeira-dama e presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Thiago Eik, o presidente da Câmara de Vereadores, Lafayette Forin, os vereadores Orlando Ferreira e Mari de Sá, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), Mohamad El Kadri, além de secretários, empresários, representantes de entidades e associações.

 A comitiva, formada pelo presidente da KSB, Jong Bok Park, pelo presidente da Mamaeden Door (especializada na fabricação de portas corta fogo), Sungyong Park, o chefe do Departamento de Relações Internacionais da província de Chungnam, Hong Seong Kab, o diretor geral da Divisão Comercial do Consulado Geral da República da Coréia em São Paulo, Lee Yung-Sun, a gerente de marketing da Divisão Comercial do Consulado Geral da República da Coréia (Kotra), Juliana Chai, e diretores da Fine Field Brasil, Luiz Henrique Fagundes e Akio Watanabe, assistiu a um vídeo institucional sobre Ibiporã. José Maria agradeceu a presença das autoridades e convidados que compareceram à recepção e desejou boas vindas ao grupo.

Depois, José Maria os conduziu em um tour pelo município, no qual puderam conhecer pontos turísticos de Ibiporã, como o Cine Teatro Padre José Zanelli, o Centro do Artesanato, Museu do Café, Igreja Matriz Nossa Senhora da Paz, além do Samae, Furgão Ibiporã, e os condomínios empresariais.

O prefeito ressaltou que se trata de um momento auspicioso para Ibiporã, visto que a Coréia do Sul tem intensificado as relações comerciais e investimentos no mercado brasileiro. “Quero agradecer a recepção que tive em Seul, no final de março, quando em visita oficial à Coréia de Sul, e nos colocar à disposição para o desenvolvimento de negócios e troca de conhecimento nas mais diversas áreas”, comentou o prefeito.

 Agradecendo a acolhida, os empresários destacaram que Ibiporã é tranquila, harmoniosa, com boa qualidade de vida e grande potencial de desenvolvimento econômico. “Sabemos que o Brasil vive um momento de recessão, mas a Coréia já é um parceiro do país em vários setores, e estamos dispostos a compartilhar o nosso know-how e fortalecer a cooperação bilateral nos mais diversos campos”, expôs Jong Bok Park.

 O empresário Hong Seong Kab afirmou que era a primeira vez que presenciava negociações comerciais entre iniciativa pública e privada. “Normalmente as parcerias ocorrem entre empresas e nos grandes centros. Em Ibiporã, uma cidade do interior paranaense, vemos os esforços do governo municipal em oferecer condições para nos estabelecer. O nosso interesse não é apenas concretizar parcerias comerciais, mas também promover o intercâmbio cultural”, revelou o sul coreano. A Coreia do Sul é o sétimo maior parceiro comercial do Brasil no mundo. E o Brasil é o maior parceiro dos coreanos na América Latina.

“Ibiporã é uma terra de trabalho e prosperidade. Acreditando pessoalmente que as iniciativas com a Fine Field e os empresários sul coreanos produziram bons e duradouros frutos nas áreas do desenvolvimento econômico e social", comentou José Maria. Sandra Moya salientou que a possível concretização de parcerias comerciais com os empresários coreanos é de grande importância, visto que o país oriental possui empreendimentos considerados modelos na aplicação e uso de energias renováveis. “A comitiva ficou impressionada com as condições topográficas, os indicadores de qualidade de vida e a infraestrutura ofertada pelo governo municipal para que as empresas aqui se instalem. Esta parceria só vem somar aos investimentos que realizamos na consolidação de uma política industrial”, expôs a vice-prefeita.

 Thiago Eik informou que a Administração Municipal está disponibilizando uma área dotada com toda a infraestrutura para as possíveis futuras instalações dos empreendimentos estrangeiros. “Trata-se de um modelo de parceria comercial totalmente novo. O próprio diretor geral da Divisão Comercial do Consulado nos revelou que nunca havia saído de São Paulo. E conseguimos trazê-lo para o interior do Paraná. Estamos tratando com empresas de alta tecnologia, que tornariam Ibiporã referência e desencadearia o surgimento de toda uma cadeia produtiva para abastecer o setor”, conclui.

Iluminação em LED

Além da instalação de uma fábrica para produção de linha de iluminação pública e residencial, a KSB estuda desenvolver projeto piloto de instalação de lâmpadas de LED em toda a rede de iluminação pública e geração de energia solar para atender a demanda dos prédios da Prefeitura, do antigo Fórum, onde funcionará a Secretaria de Saúde, da Câmara de Vereadores e do Centro de Saúde Dr.Eugênio Dal Molin (Posto Central).

As células fotovoltaicas, feitas de material condutor, captam radiação solar e geram eletricidade com a movimentação dos elétrons. Essa energia é jogada num relógio chamado de Inversor Solar, de lá vai para o quadro de luz e distribuída para todo o imóvel.

 Para testar a nova tecnologia, a empresa cedeu ao município 20 luminárias de LED que foram instaladas na Avenida Souza Naves, da rotatória até o cruzamento da Rua Francisco Loures Salinet. As lâmpadas fabricadas com este componente possuem alto rendimento e baixo consumo. “Além de baratear o custo da energia por meio de um sistema renovável, sediar uma empresa deste porte traz muitas vantagens ao município, como a geração de empregos, aumento da renda, desenvolvimento do setor de alta tecnologia e melhora dos serviços públicos prestados aos cidadãos”, pontuou o prefeito José Maria.

Núcleo de Comunicação Social - PMI 

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Membros da Administração Municipal e comitiva sul-coreana. Fotos: Rafael Lapone/PMI
Membros da Administração Municipal e comitiva sul-coreana. Fotos: Rafael Lapone/PMI
Membros da Administração Municipal e comitiva sul-coreana. Fotos: Rafael Lapone/PMI
Membros da Administração Municipal e comitiva sul-coreana. Fotos: Rafael Lapone/PMI
Membros da Administração Municipal e comitiva sul-coreana. Fotos: Rafael Lapone/PMI

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.