Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ação solidária está inserida no programa “A União Faz a Vida”, da Cooperativa Sicredi União. Objetivo é formar cidadãos cooperativos

Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) iniciaram recentemente as atividades relacionadas ao programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido em parceria com a Cooperativa Sicredi União PR/SP. Como o objetivo do programa é construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação, cidadania e solidariedade, a Secretaria Municipal de Educação propôs que a comunidade escolar se mobilize para doar caixas de leite ao Hospital Cristo Rei, único hospital filantrópico do município. Mensalmente, a unidade consome mais de 450 caixas de leite integral, destinadas ao consumo dos pacientes durante o período em que permanecem no hospital.

A arrecadação dos donativos começou no dia 21 e segue até 5 de abril em todas as 28 instituições da Rede Municipal de Ensino. Ao término da arrecadação, será agendada uma data para a entrega ao Hospital Cristo Rei.

No ano passado, os alunos arrecadaram uma grande quantidade de material de limpeza e higiene que foram doados ao Cristo Rei e ao Lar Padre Leone (asilo).

Em Ibiporã, o "Programa A União Faz a Vida" é desenvolvido em 28 escolas, atingindo cerca de 5.800 alunos, tanto da Educação Infantil como do Ensino Fundamental, e mais de 200 professores.  A proposta é disponibilizar metodologia prática em que os alunos são incentivados a ter mais interesse pelo conhecimento, tornando-se protagonistas do processo de aprendizagem. Para isso, o programa é apresentado aos gestores e diretores de escolas públicas ou privadas, que recebem capacitação para aplicar o método. Após essa fase, é hora de aplicar o programa na prática, com o envolvimento dos alunos, que definem a temática a ser trabalhada e que estejam de acordo com o conteúdo das disciplinas.

O trabalho é feito por meio de expedição investigativa, pesquisa, relatos, rodas de conversa, entre outros métodos de aprendizagem, quase sempre com o envolvimento da família e da comunidade, que despertam o interesse dos alunos para adquirir novos conhecimentos. Por fim há o evento de culminância, em que são apresentados os resultados dos trabalhos realizados a longo do ano.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.