Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

CMEI Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny, o Proinfância II, atenderá inicialmente 185 crianças dos Conjuntos Azaléia, Pedro Morelli, Kaluana, Afonso Sarábia, Agenor Barduco, Jamil Sacca e Said Mustapha Issa

A Educação Infantil é considerada a primeira etapa da Educação Básica de qualquer cidadão e tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de 0 a 6 anos de idade. A Administração Municipal está atenta e empenhada para oferecer cada vez mais este atendimento às crianças de Ibiporã, através de novos espaços destinados a Educação Infantil, os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), reformas e ampliações dessas instituições.

Nesta sexta-feira (15), a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, entrega o novo CMEI Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny, o Proinfância II, (Rua Iracema Corbanez de Souza, nº 175) no Jardim Pedro Morelli, às 19h30 min.

Até 2014, o CMEI Professora Maria Cristina Alves Pereira Wosny, que foi inaugurado em 1996, no Conjunto Habitacional Dr. Henrique Alves Pereira (Serraria), atendia 130 crianças do bairro e região. Em 2015, as crianças passaram a ser atendidas no Complexo Educacional Municipal Professora Vera Lucia Pansardi Casagrande.

 Construído pela Icopan LTDA, construtora de Londrina, o Proinfância II possui área de 1.118,48 m² e contempla nove ambientes: administração, salas multiuso, creche III/pré-escola, pátio coberto, refeitório, anfiteatro, creche I e II, ala de serviço e estacionamento, além de atender também todas as regras de acessibilidade.

Com investimentos de R$1,6 milhão em edificação e R$ 150 mil em imobiliário e equipamentos, o novo prédio do Proinfância II foi construído com recursos do Município e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Ministério da Educação (MEC).

Conforme o prefeito José Maria, a inauguração do novo CMEI demonstra a responsabilidade que a administração municipal possui em relação à educação municipal. "Entendemos que cada vez mais a Educação Infantil se faz necessária para a completa alfabetização dos nossos futuros cidadãos. O investimento aqui haverá de contribuir para esta valorização da educação no nosso município", expõe o prefeito.

O Novo CMEI disponibilizará, inicialmente, 185 vagas divididas em berçário I e II, maternal, pré I e II, em período integral, para atender as famílias dos Conjuntos Azaléia, Pedro Morelli, Kaluana, Afonso Sarábia, Agenor Barduco, Jamil Sacca e Said Mustapha Issa.

De acordo com a Secretária de Educação, Margareth Coloniezi, esta é mais uma conquista da comunidade ibiporaense. "Com a inauguração do Proinfância II, o município completará 17 CMEIs, todos mantidos pela prefeitura, para atender as nossas crianças. Posso afirmar que a fila de espera para a educação básica será minimizada. Este novo CMEI contribuirá muito com a comunidade", adianta a secretária. "A nossa maior demanda refere-se à faixa etária de 0 a 3 anos, porém, com algumas reformulações na condução da fila de espera, avançamos bastante", acrescenta Margareth.

Histórico

Maria Cristina Alves Pereira Wosny nasceu em Miray (MG), em 10 de setembro de 1942. Filha do Dr. Henrique Alves Pereira e de dona Josélia Filgueiras Alves Pereira, os quais tiveram outros seis filhos: Jose Justino, Bia, Jozélia, Elza, Henrique e Miguel Alves Pereira.

Em janeiro de 1951 a família mudou-se de Minas Gerais para Ibiporã.

Maria Cristina estudou o nível fundamental e médio no Colégio Nossa Senhora de Lourdes em Curitiba, ainda na década de 1950.

 Como professora normalista, foi nomeada pela Secretaria de Educação do Paraná para lecionar no curso primário, em Ibiporã. Simultaneamente, fez o curso superior de Pedagogia e posteriormente pós-graduação, em nível de especialização, em Orientação e Administração escolar.

 Maria Cristina foi uma pessoa que cultivou muito o valor da família e da educação. Casou-se com o advogado Afonso de Miranda Wosny em 1976, com quem teve três filhos: Afonso Filho, Cesar Augusto e Renata Alves Pereira Wosny. Generosa, amável e atenciosa, Maria Cristina foi uma mãe muito dedicada.

 Além de professora, foi funcionária da Universidade Estadual de Londrina por mais de 20 anos, até pouco antes de seu falecimento, no dia 19 de dezembro de 1994.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.