Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em apoio à campanha "Outubro Rosa", movimento mundial de conscientização sobre o câncer de mama, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, preparou uma série de atividades para conscientizar a população sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Neste sábado (10), a Secretaria de Saúde, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Ibiporã (Aceibi), juntamente com o Conselho da Mulher Empresária, e o apoio da Coordenadoria das Associacões Comerciais e Industriais do Paraná (Cacinp), realizará orientações em relação ao câncer de mama, aferição da pressão arterial e divulgação do "Outubro Rosa", das 9 às 12 horas, na Praça Pio XII (Praça Central).

Fachadas das unidades de saúde e órgãos públicos de Ibiporã estão decoradas com faixas cor-de-rosa em apoio ao movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama.

De acordo com a enfermeira responsável pelos Programas de Saúde da secretaria de Saúde, Carolina Santana Siqueira, durante este mês as Unidades Básicas de Saúde do município realizarão atividades diferenciadas com a população feminina, tais como agendamento para coleta de preventivo aos sábados, teste rápido, orientação nutricional, dentre outras atividades. "Estamos sensibilizando as mulheres, especialmente as com mais de 50 anos, ou que tiveram maternidade tardia ou possuem histórico familiar da doença a procurarem a UBS mais próxima de sua residência para agendar o exame ginecológico e, se necessário, a mamografia. A recomendação no Brasil, atualizada em 2015, é que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos", informa Carolina.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. Somente para este ano o órgão estima 57.120 novos casos da patologia. Porém, quando detectada na fase inicial, as chances de cura são de mais de 90%.

A secretária de Saúde, Leilaine Furlaneto, alerta que um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto em sua fase inicial. "O câncer de mama não dói, mas apresenta alguns sintomas, como aparecimento de nódulo, alteração na forma ou tamanho da mama, saída de secreção pelo mamilo. É importante que a mulher esteja atenta a estas alterações e se percebê-las procurar um médico o mais rápido possível", orienta Leilaine.

Conforme o Inca, estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.

O QUE É O CÂNCER DE MAMA?

É o crescimento desordenado (maligno) de células da mama que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase). O câncer de mama é o mais frequente e uma das principais causas de morte em mulheres.

PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

É possível diminuir o risco de a mulher apresentar o câncer de mama durante a sua vida por meio da adoção de hábitos saudáveis, tais como:

- Alimentação saudável;

- Atividade física;

- Controle do peso corporal;

- Não consumir bebida alcoólica e cigarro

PRINCIPAIS SINTOMAS:

Aparecimento de um nódulo na mama ou axila;

- Alteração na forma ou tamanho da mama;

- Alteração no aspecto da pele da mama ou do mamilo;

- Saída de secreção pelo mamilo

FATORES DE RISCO:

- Ter mais de 50 anos;

- Materniade tardia;

- Tratamento com hormônios femininos;

- Histórico familiar;

- Uso de álcool e fumo

Progamação "Outubro Rosa" em Ibiporã

10/10 (sábado) - Orientações em relação ao câncer de mama, aferição da pressão arterial e divulgação do "Outubro Rosa", das 9 às 12 horas, na Praça Pio XII (Praça Central);

24/10 (sábado) - O Centro de Saúde Dr. Eugênio Dal Molin (Posto Central) realizará coleta de preventino do colo do útero e mama, das 8 às 16 horas, para mulheres de 25 a 64 anos que não realizam o exame há mais de um ano. As interessadas devem agendar o seu exame antes do dia 24 de outubro, na própria UBS (Rua José Bonifácio, 366, Centro). No dia da coleta portar RG, CPF, Cartão SUS e cartão da unidade de saúde.

Todas as UBSs realizarão coleta de preventivo aos sábados, além de outras atividades, como teste rápido e orientação nutricional.

NÃO VAMOS FICAR FORA DESTA! PROCURE SUA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE PARA AGENDAR A  AVALIAÇÃO! 

Núcleo de Comunicação Social – PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.