Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A rotatória da Avenida Paraná, a principal de Ibiporã, e a praça Pio XII, na área central, ganharam um colorido especial nos últimos dias. Coelhos, cestos, cenouras e ovos de garrafas pet enfeitam pelo terceiro ano consecutivo estes espaços públicos, deixando a cidade ainda mais bonita para uma data com um significado tão especial.

Na decoração deste ano a rotatória ganhou novas cestas recheadas de ovos coloridos confeccionados com o material reciclável. No centro da praça uma toca foi montada e um casal de simpáticos coelhos convida as crianças para conhecê-la. O real sentido da data, a celebração da ressurreição de Cristo, é destacada em decoração simbolizando o Cristo vivo e em um painel instalado na rotatória convidando as pessoas a viver a experiência pascal. "Além de embelezar Ibiporã, buscamos, através de alguns símbolos pascais, lembrar a ressurreição de Cristo e o momento de renovação", ressalta a presidente de honra da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Família de Ibiporã (APMIF), Eliana Eik Borges Ferreira.

A decoração ficou a cargo dos educadores e alunos da Escola de Formação e Cidadania (Esforci) da APMIF. Segundo Eliana, a confecção dos enfeites começou em fevereiro e exigiu um esforço conjunto para que estivessem prontos. "Cerca de 8000 garrafas foram utilizadas na elaboração dos enfeites. Reutilizamos parte da decoração natalina para montar os coelhos, cestos e a toca”, explica a presidente de honra da APMIF.

A coordenadora ressalta que além da preocupação em embelezar a cidade, o projeto desenvolve o senso de responsabilidade dos alunos envolvidos na confecção dos enfeites e a conscientização ecológica. “Eles estão cada vez mais contentes e gratificados de ver o trabalho reconhecido não apenas pelos munícipes, mas também por pessoas de cidades da região e até de outros estados. Além disso, é um esforço de boa parte da população para recolher as garrafas pet das ruas e reaproveitá-las para a montagem da decoração. A cidade fica mais bonita o meio ambiente agradece", expõe Eliana. 

Desde 2009 Ibiporã destaca-se pela qualidade de sua decoração natalina com a reutilização de material reciclável. São milhares de garrafas pet arrecadadas ao longo do ano pela população e transformadas em pinheiros, guirlandas, anjos, papais noéis e bonecos de neve que enfeitam espaços públicos, rotatórias e as principais vias da cidade. 

Comitivas de municípios paranaenses e de outros estados têm visitado Ibiporã para conhecer o projeto social, que trabalha a questão da sustentabilidade e serve como atrativo turístico e comercial.

Núcleo de Comunicação Social - PMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.