Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 2ª Promotoria de Justiça de Ibiporã, no Norte-Central paranaense, e os demais integrantes do Comitê da Rede de Articulação sobre Agrotóxicos iniciaram em novembro um ciclo de encontros para apresentação dos trabalhos realizados para viabilizar ações de fomento à fiscalização e redução do uso indiscriminado de agrotóxicos em Ibiporã e Jataizinho.


Os encontros têm o objetivo de apresentar aos agricultores, representantes de assistência técnica e revendas as ações de fiscalização desenvolvidas e as normas que pautam a prescrição e o uso de agrotóxicos, bem como os resultados obtidos com o Manejo Integrado de Pragas (MIP) na safra 2016-17, publicados pelo Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


O Comitê promoveu, ao longo de 2017, o levantamento de informações para formar diagnóstico do uso de agrotóxicos e definir um plano de trabalho visando à redução do uso de veneno nas unidades produtivas de Ibiporã e Jataizinho. Um dos eixos de trabalho do grupo é a conscientização e educação ambiental.


Participaram dos eventos representantes da Emater e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), também integrantes do Comitê, que apresentaram os trabalhos das instituições no combate ao uso abusivo de agrotóxicos, com o objetivo de conscientizar os participantes a respeito da possibilidade de produzir alimentos utilizando menos veneno, diminuindo custos e mantendo a produtividade.


Em Ibiporã, foi realizado, em dia 28 de novembro, encontro com pessoal da assistência técnica. A reunião com os agricultores está agendada para o dia 7 de dezembro. Já em Jataizinho, os trabalhos envolveram os dois públicos no dia 22 de novembro. Nos dois municípios, foram entregues aos participantes recomendações administrativas elaboradas pelo Ministério Público, com a contribuição de todos os integrantes da rede, enunciando o dever dos usuários, comerciantes e profissionais em adotar boas práticas em suas unidades produtivas e reforçando a proibição de aplicação de veneno na zona urbana e em suas imediações.

Ascom/Ministério Público do Paraná

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.