Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Em parceria com o Senai, Secretaria do Trabalho oferece Curso Avançado de Costura, voltado para facção. Objetivo é montar primeiras células em Ibiporã

Nesta semana teve início o Curso Avançado de Costura, voltado para a facção, mais uma ação que integra o Projeto "Ibiporã na Linha do Futuro”, ação da Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, para a geração de trabalho e renda na área de costura.

Neste curso, estão sendo capacitadas costureiras com experiências de vários anos de trabalho em empresas de facção, com objetivo de montar as primeiras células no município. O curso possui 68 horas e está sendo ministrado pelo Senai – Londrina. Ao término do curso estas costureiras estarão aptas para prestar serviços de facção a grandes empresas de Santa Catarina, que fizeram contato com a Secretaria do Trabalho, com interesse em passar serviços de facção, gerando emprego e renda, movimentando a economia do município.

Uma outra ação inserida no projeto foi a visita técnica à cidade de Nova Santa Bárbara, onde as costureiras inscritas no Nível Avançado puderam conhecer o empreendimento de Adriana Silva, que atualmente emprega 400 pessoas. Segundo a coordenadora de Qualificação Profissional, Sônia Martins, a visita foi muito proveitosa, considerando que foi possível observar as duas formas de trabalho empregadas na cidade, no ramo da facção - o trabalho formal, com carteira assinada, em barracões próprios, e o trabalho em células, nas residências das costureiras.

Além da qualificação profissional, em parceria com o Sebrae, o projeto capacitará as participantes sobre empreendedorismo. O objetivo é que as costureiras se tornem Microempreendedores Individuais (MEIs), formando células de costura em suas próprias residências para que forneçam os serviços às empresas parceiras do projeto. As máquinas e equipamentos poderão ser financiados por meio do Banco do Empreendedor.

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Costureiras participantes do projeto “Ibiporã na Linha do Futuro” - Foto: Divulgação/Secretaria do Trabalho

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.