Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O prefeito de Ibiporã, João Coloniezi, o secretário de Cultura e Turismo, Agnaldo Adélio, vereadores e representantes das Três Figueiras reúnem-se nesta sexta-feira (22), às 14h30, no gabinete do prefeito para discutir a situação da Capela São Bento, localizada na estrada das Três Figueiras (às margens do Contorno Norte – PR862), próximo à divisa com Londrina.

O terreno onde a capela foi construída estaria em uma propriedade privada, que teria sido vendida para uma imobiliária de Londrina. Os dois galpões que serviam para atividades religiosas e sociais já foram demolidos e a comunidade teme que a capela, que possui 60 anos de história, também venha abaixo.

A Prefeitura Municipal de Ibiporã informa que uma área de 1.400 m² pertence ao Município. Contudo, o registro do imóvel, realizado em 1957, foi feito no município de Sertanópolis, visto que em Ibiporã não existia cartório de registro de imóveis. A Prefeitura acrescenta que está abrindo matrícula em Ibiporã para registrar este terreno.

A Prefeitura Municipal de Ibiporã reitera que reconhece o valor histórico e sentimental que a comunidade Três Figueiras sustenta pelo espaço religioso. A primeira capela, de madeira, foi erguida pelos próprios moradores do local, entre 1955 e 1956.

A inauguração da capela ocorreu no dia 21 de março de 1956, sendo a primeira missa celebrada pelo pároco de Ibiporã, padre Leone Gervasoni. Nos anos 90, a comunidade se mobilizou novamente para construir uma igreja em alvenaria.

A história da Capela São Bento foi revisitada recentemente por meio do projeto “Circuito das Capelas - Projeto de recuperação da memória de Ibiporã, realizado pela Prefeitura Municipal e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI).

O projeto foi realizado entre os anos de 2014 e 2016, visitando e divulgando as 24 capelas espalhadas pela área rural e pelos bairros, com grande aceitação e participação por parte da comunidade local.

NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.