Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Munícipes de Ibiporã têm até o final de agosto para ir até a UBS mais próxima e solicitar o documento. Cartão é obrigatório para todos, inclusive para quem tem plano de saúde

A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, informa que foi prorrogado até o final de agosto o prazo para cadastramento do Cartão Nacional de Saúde – Cartão SUS. A apresentação do documento é necessária para atendimento nos estabelecimentos de saúde. Até mesmo aqueles que possuem plano de saúde ou habitualmente realizam consultas e outros procedimentos de forma particular devem ter o cartão.

A determinação consta da Portaria N° 763, de 20 de julho de 2011, do Ministério da Saúde. O usuário terá de informar o número do seu Cartão Nacional do SUS, não importando se o atendimento é pelo Sistema Único, particular ou por plano de saúde. O número será solicitado no ato da admissão do paciente. Cada número é único e exclusivo para cada cidadão e é válido em todo o território nacional. Foi criado para ser o cadastro único de todos os usuários do SUS e centralizar todas as informações sobre o paciente. O cartão armazena todos os dados do paciente e informações confiáveis sobre suas consultas, como local de atendimento, data e horário, quais serviços do SUS foram disponibilizados e todos os procedimentos realizados.

Segundo a coordenadora da Divisão de Programas de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Borges, a confecção do Cartão SUS tem como objetivo principal a criação de um banco de dados para histórico clínico de cada paciente, dando assim mais agilidade e qualidade ao atendimento. "O cartão SUS agiliza marcações de consultas e exames, o acesso a medicamentos e o acompanhamento dos pacientes pelos profissionais de saúde. O sistema é atualizado sempre, sendo assim, será possível que o médico saiba o que já foi feito com aquele usuário. A integração do Sistema de Saúde é essencial, porque emite um histórico confiável do paciente (importante para o médico), diminui a possibilidade de fraudes, pois quando é feito um atendimento ou um pedido de medicamento, deve-se indicar pra quem eles foram destinados", explica Rosângela.

De acordo com a coordenadora, fazer o cartão SUS é grátis, fácil e rápido. Munícipes de Ibiporã devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do seu endereço - estas unidades funcionam a partir das 7 horas. É preciso levar RG, CPF e comprovante de residência. Já para os menores de idade, é preciso a Certidão de Nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da mãe. Para os casos de 2º via do cartão, estes também são solicitados nas próprias Unidades de Saúde de origem, com a mesma documentação. Caso não seja possível identificar o número anteriormente atribuído, pode ser solicitada a emissão de um novo cartão.

Cartão Nacional de Saúde - Cartão SUS

- Documentos necessários:

Maiores de 18 anos:

 - RG, CPF e comprovante de residência;

Menores e 18 anos:

 - Certidão de Nascimento, comprovante de residência em nome dos pais ou responsáveis e documento de identidade da mãe ou responsável

Caroline Vicentini/NC/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.