Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Capacitação destinada à qualificação da atenção materno-infantil reuniu mais de 400 pessoas de 99 municípios da macrorregião Norte do Paraná

Mais de 400 profissionais da Atenção Primária em Saúde, Ambulatórios e Hospitais – médicos, enfermeiros, nutricionistas e gestores de 99 municípios que compõem as cinco regionais de saúde da macrorregião Norte do Paraná (16ª, 17ª, 18ª, 19ª e 22ª) participaram na última quarta-feira (06), no Cine Teatro Padre José Zanelli, em Ibiporã, de um encontro destinado à qualificação da atenção materno-infantil.

O evento foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (SESA), por meio da Seção de Atenção Primária da 17ª Regional de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ibiporã. O encontro integrou as comemorações pelo 72º aniversário de emancipação política de Ibiporã.

A abertura teve a participação do prefeito João Coloniezi, do representante do Conselho de Secretários Municipais do Paraná e secretário de saúde de Ibiporã, Paulo Zaparolli, da diretora de Atenção à Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes, da diretora da 17ª RS, Maria Lucia da Silva Lopes, e diretores das Regionais de Saúde de Apucarana, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Ivaiporã e Londrina.

Durante todo o dia foram ministradas aulas e palestras sobre os cuidados e atenção à gestante, além de apresentação de experiências exitosas na área, desenvolvidas pelos municípios. O objetivo foi instruir os profissionais de saúde para que atuem corretamente em situações que influenciam na mortalidade materna, infantil e fetal.

A capacitação é uma das ações que o Paraná realiza para o enfrentamento da mortalidade materna, infantil e fetal. “Precisamos discutir essas questões da área materno-infantil com quem faz saúde, junto com os municípios e com os profissionais de saúde. A partir destes eventos, vamos organizar um processo de educação permanente para qualificação dos cuidados às mulheres grávidas e a seus bebês, utilizando metodologias ativas, baseadas na discussão de casos e imersão no conteúdo”, explica Maria Goretti.

Ao todo, a SESA promoverá quatro macroencontros regionais. O primeiro foi em Cascavel, dia 1º; o segundo em Ibiporã; o terceiro será no dia 22, em Maringá; e o último em Curitiba, em 6 de dezembro. Cerca de duas mil pessoas devem participar das capacitações.

Rede de Atenção

A Linha de Cuidado Materno Infantil é o conjunto de ações para organização e qualificação dos cuidados às gestantes e bebês, em todas as regiões do Estado. Alguns dos objetivos da rede são o planejamento reprodutivo, a atenção humanizada e qualificada à gravidez, ao parto e ao puerpério para a mulher e o nascimento seguro, o crescimento e o desenvolvimento saudável das crianças.

NC/PMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.