Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O uso abusivo de agrotóxicos na produção agrícola está na pauta da cidade de Ibiporã, no Norte paranaense, que recebe nesta quinta-feira, 10 de dezembro, o 1º Encontro Regional do Fórum Estadual – Agrotóxicos. O evento é realizado pelo Ministério Público do Paraná, representado pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca, com atribuições na área ambiental.

O objetivo é expor as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos para a saúde e para o meio ambiente, bem como promover o debate a respeito das medidas necessárias a coibir essa prática. No encontro está prevista, também, a elaboração de uma carta de intenções, que deve pautar e orientar a atuação dos órgãos públicos na região.

O evento se propõe a marcar o início de uma atuação em rede dos órgãos públicos no combate ao uso exagerado de veneno nas lavouras. Além da Promotoria de Justiça de Ibiporã, auxiliam na realização do evento o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Proteção ao Meio Ambiente, do MP-PR, e a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibiporã, com apoio da Emater (Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural), Adapar (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná) e Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural).

Programação

Horário de apresentação: 13h00

Horário de início dos trabalhos: 13h30

Boas Vindas: José Maria Ferreira, Prefeito de Ibiporã/PR

Abertura: Dra. Révia Aparecida Peixoto de Paula Luna – Titular da 2ª Promotoria de Justiça de Ibiporã com atribuições na área do Meio Ambiente; e Tomás Falkowski – Secretário Municipal de Meio Ambiente de Ibiporã (13h30 às13h50).

Palestrantes:

1) Dr. Saint-Clair Honorato Santos – Procurador de Justiça Coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente; TEMA: Legislação Ambiental e o Uso de Agrotóxicos; Exposição dos trabalhos do Ministério Público no âmbito do Fórum Estadual de Agrotóxicos (13h50 às 14h20)

2) Professora Doutora Suzana Lucy Nixdorf - Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade Estadual de São Paulo, ISQC-USP; Mestre em Química (Analítica) pela Universidade Estadual de Maringá; Atualmente é Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina; TEMA: Agrotóxicos e suas consequências para a Saúde e Meio Ambiente (14h20 às 14h45)

3) Professora Doutora Maria Josefa Santos Yabe – Pós Doutora pela Universidade de Barcelona - Espanha (Ciências Exatas e da Terra/Área: Química/ Subárea: Química Analítica/ Especialidade: Análise de Traçoes e Química Ambiental); Doutora em Química (Química – Analítica) pela Universidade Estadual de São Paulo (USP); Mestre em Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Atualmente é Pesquisadora e Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina; TEMA: Agrotóxicos e Contaminação Ambiental (14h45 às 15h10)

INTERVALO: 15 MINUTOS (15h10 a 15h25)

4) João Miguel Toledo Tosato – Engenheiro Agrônomo Msc, fiscal de Defesa Agropecuária na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, Coordenador do Programa de Defesa do Alimento – Fiscalização de Agrotóxicos e Afins; TEMA: Fiscalização do Comércio e Uso dos Agrotóxicos (15h25 às 16h10)

5) Ildefonso José Hass, Engenheiro Agrônomo no Instituto Paranaense de Assistência Técica e Extensão Rural – EMATER; TEMA: Manejo de Pragas e Doenças em Grãos e Manejo do Solo e da Água;

6) Nilson Roberto Ladeia Carvalho, Engenheiro Agrônomo no Instituto Paranaense de Assistência Técica e Extensão Rural – EMATER; TEMA: Boas Práticas em Olerícuolas; (16h10 às 16h50)

7) Marcos Valério de Freitas Andersen – Engenheiro Agrônomo da Secretaria de Estado da Saúde do Paraná; TEMA: Situação do Programa Alimento Seguro na região de Ibiporã/PR, (16h50 às 17h10)

Debates: 17h10 às 18h15

Carta de Intenções: 18h15 às 18h30

Asimp/MP/PAR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.