Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Consultoria do Senai ajuda na obtenção de recursos junto à Fomento Paraná

Cinco meses após a assinatura do contrato de captação de recursos, a empresa Innovare Química do Brasil, de Ibiporã, no Norte do estado, entregou nos últimos dias o relatório parcial de dispêndios à Fomento Paraná, instituição financeira de economia mista do governo do estado.

Realizada por meio da linha de crédito InovaCred, que é um programa da empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), a primeira etapa envolveu mais de R$ 2 milhões de um total de R$ 4 milhões,  investidos na construção da nova fábrica e do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Innovare.

“Todo esse processo representa a materialização de um sonho no qual sempre apostamos. Tivemos um incêndio na primeira fábrica e mesmo assim seguimos com o projeto. Os investidores abraçaram a ideia justamente pelo conceito de inovação e diferenciação das demais empresas existentes no mercado”, conta o gerente administrativo da Innovare, Elvis Castro Vieira.

Vieira considera que, a partir da construção da fábrica, os próximos passos serão o foco no desenvolvimento de novos produtos e a busca de parcerias, inclusive internacionais. “Queremos trazer para o Brasil o que há de mais novo e moderno em termos de processo neste segmento. Esse é o nosso sonho”, assegura.

Consultoria do Senai

A concretização do processo de captação de recursos se deu a partir da consultoria do  Senai - Centro Internacional de Inovação. Para Enelvo Sanchotene Martinelli, coordenador da área de Serviços Tecnológicos e Inovação do Campus da Indústria, “em um ano de crise, ficamos felizes em ajudar a alavancar o crescimento da indústria paranaense, por meio da inovação”.

Martinelli explica que a primeira etapa da negociação foi iniciada em dezembro de 2014, com assinatura do contrato em julho de 2015. A segunda etapa se deu com a apresentação dos dispêndios, neste mês.  E o projeto entra agora na terceira fase, que é a compra de equipamentos, contratação de pesquisadores e parcerias estratégicas até dezembro de 2016. “Com o Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, uma parceria futura se torna possível em projetos relacionados à indústria química de couro”, afirma o coordenador.

O gerente da Innovare avalia a atuação do Senai como importantíssima. “Além dos excelentes profissionais, a estrutura a serviço da indústria é de primeiro mundo”.

Mario João Figueiredo, da área de Inovação da Fomento Paraná, diz que a instituição considera a inovação estratégica para o desenvolvimento do estado e, por isso, busca recursos para aplicar nas empresas inovadoras. “Uma das características desse trabalho é a busca de parcerias, uma vez que isso multiplica as possibilidades”, explica, acrescentando que essa foi uma das razões para a parceria com o Senai, a partir da qual muitas propostas já foram encaminhadas. “O caso da Innovare demonstra que a Fomento Paraná procura interiorizar o desenvolvimento, localizando empresas de fora do eixo central e da Região Metropolitana, e permitindo que as empresas nos localizem também”, conclui.

Novos produtos

A Innovare tem mais de 50 anos de experiência no desenvolvimento, aplicação e industrialização de produtos químicos usados na cadeia produtiva do couro. Sua localização é considerada estratégica para a fabricação e a distribuição dos produtos, por integrar a rota do Anel de Integração paranaense.

As novas instalações proporcionarão o estudo e o desenvolvimento de novos produtos e processos químicos para a indústria do couro, bem como a melhoria de procedimentos já existentes. Entre eles, o aprimoramento de toda a linha produtiva atual, que emprega basicamente produtos na forma líquida.

O aporte recebido favorecerá a realização de testes pilotos, relacionados à concentração dos produtos químicos, e também possibilitará a transformação de produtos líquidos em sólidos, o que resultará em economia logística para os clientes, além de contribuir para a redução do impacto ambiental que os produtos químicos usados na indústria do couro provocam.

Asimp/FIEP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.