Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o tema "Garantia de direitos no fortalecimento do SUAS" Ibiporã realizou nos dias 4 e 5 de julho a XII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento, promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), juntamente com a Prefeitura Municipal de Ibiporã, por meio da Secretaria de Assistência Social, ocorreu no Centro de Convivência do Idoso Abílio de Paula (CCI) e reuniu trabalhadores do setor, representantes de entidades, do governo e usuários para avaliar a rede de serviços da assistência social, propor ações e referendar os novos conselheiros para a gestão de 2017-2019.

A abertura na tarde de terça-feira (04) contou com as presenças do prefeito João Coloniezi, da vereadora Mari de Sá, representando a Câmara Municipal de Vereadores, da chefe do escritório regional da Secretaria de Desenvolvimento Social, Deise Vieira Tokano, da secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, e do presidente do CMAS, Paulo Silvério. Após a abertura oficial ocorreu a leitura do regimento da conferência.

Já na quarta-feira (05), a programação iniciou com a palestra magna da doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Eliane Lopes, acerca do tema da conferência e discussão dos quatro eixos propostos, a saber:

EIXO 1: A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade  como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais;

EIXO 2: Gestão democrática e controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS;

EIXO 3: Acesso às seguranças socioassistenciais  e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais;

EIXO 4: A legislação como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais

Em sua fala, Eliane ressaltou a importância da afirmação e defesa da proteção social não-contributiva, gerida sob o princípio da equidade considerando o cenário político e econômico atual e as reformas em curso -  inclusive a reforma da Previdência Social e Trabalhista, que podem impactar nos direitos sociais e na vida de seus usuários.

No período da tarde, os participantes da conferência analisaram, propuseram e deliberaram, com base na avaliação local, as diretrizes para a consolidação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Dentre as propostas de âmbito nacional, estadual e municipal aprovadas estão a utilização do Estatuto do Idoso como parâmetro de idade para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) - benefício assistencial no valor de um salário-mínimo, concedido a idosos e deficientes físicos sem necessidade de contribuição; realização das reuniões do CMAS em horários alternativos; maior participação dos usuários no planejamento e avaliação dos serviços e a priorização de financiamentos de serviços de média e alta complexidade para o atendimento do idoso e da pessoa com deficiência. As propostas aprovadas vão subsidiar a elaboração do Plano Municipal de Assistência Social, com vistas aos próximos 10 anos.

Houve ainda eleição dos 12 representantes da sociedade civil (titulares e suplentes) para composição do Conselho Municipal de Assistência Social para o biênio 2017-2019 e referendo da delegada - titular e suplente para participar da Conferência Estadual, de 4 a 6 de outubro, em Curitiba.

Na avaliação da secretária de Assistência Social a conferência foi muita produtiva. "Este ano realizamos pré-conferências com todos os servidores da pasta e da rede socioassistencial dos territórios atendidos. Nestas reuniões os grupos se dividiram para debater propostas de concretização do SUAS, as quais foram aprofundadas durante a conferência", comentou Lívia.

Realizada a cada dois anos, a conferência é o fórum no qual o munícipe pode avaliar, propor melhorias e mudanças nos serviços e programas, bem como apontar a necessidade de mais recursos, estabelecendo prioridades para a assistência social na cidade.

ASCOM/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.