Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cinco conselheiros titulares e dois suplentes foram empossados na última sexta-feira (10) para um mandato de quatro anos

Em cerimônia realizada no último dia 10, na Casa dos Conselhos, foram empossados os novos integrantes do Conselho Tutelar, que formarão a gestão de 2020 a 2024. O prefeito em exercício, Beto Baccarim, juntamente com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Denise Fabrini Castoldo, assinou o termo de posse, oficializando a tomada de cargo dos sete conselheiros tutelares (cinco titulares e dois suplentes).

A solenidade foi prestigiada por conselheiros tutelares da gestão anterior, os vereadores Kleber Machado e Mari de Sá, secretários, diretores e familiares dos conselheiros empossados.

Os cinco conselheiros titulares: Cacilda Tejo da Silva, Damião João de Souza (ambos reeleitos), Isadora Luchini Pedro, Julia Bruschi Claudino dos Santos, Juliana Zeferino e os suplentes: João Francisco Ferraz de Lima e Vantharen Leite Subires foram eleitos no último processo de escolha unificado realizado em 6 de outubro de 2019.

Em Ibiporã, 1.160 eleitores compareceram às urnas para eleger os conselheiros. Foram computados 1.147 votos válidos. O voto foi facultativo.

Durante o ato de posse, o prefeito interino parabenizou os eleitos, desejou sucesso na condução dos trabalhos e ressaltou a importância do papel deles em zelar pela garantia e defesa dos direitos da criança e do adolescente, no âmbito municipal. “Desejo que o mandato de vocês seja cumprido com muita dedicação, amor e responsabilidade, pois se trata de uma missão importante e desafiadora. Somos parceiros, e o governo municipal está à disposição para o que precisarem”, destacou Baccarim.

A secretária de Assistência Social, Lívia Suguihiro, salientou que o governo municipal tem se empenhado na construção de uma nova política pública para atender a este segmento, tentando integrar ao máximo a rede de proteção, incluindo as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social. “É nosso papel enquanto política da Assistência Social envolver toda a rede de atendimento disponível em Ibiporã para servir à comunidade sempre, mantendo um olhar inclusivo perante as famílias, crianças e adolescentes”, comentou.

Conselheira tutelar atuante em toda a gestão 2016-2019, Viviane dos Santos Liziero, salientou que os conselheiros devem ter muito cuidado e responsabilidade no exercício da função pois as decisões tomada por eles influenciam as famílias pelo resto da vida. “O Conselho Tutelar possui poder e autonomia, é o braço direto do Ministério Público e do Poder Judiciário. Vocês podem mudar a realidade de muitas pessoas, muitas vezes resgatando um núcleo familiar desestabilizado”, ponderou.

A presidente do CMDCA frisou que os novos conselheiros tutelares devem ter boa conduta e trabalharem da melhor forma possível, uma vez que foram escolhidos democraticamente pela sociedade e se dispuseram a atuar pelo município. “Os representantes devem estar preparados para enfrentar situações delicadas, das mais diversas e complicadas, zelando sempre por um tratamento humano e digno a quem necessita de suporte”, destacou Denise.

Nas próximas semanas, os novos membros do Conselho Tutelar e do CMDCA participarão de uma capacitação de 40 horas para entender o papel do órgão, funções e atribuições.

Conselho Tutelar

O órgão é encarregado por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, e suas atribuições estão elencadas nos artigos 95, 136, 191 e 194 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Dentre elas estão a fiscalização das entidades de atendimento; instauração de procedimento judicial de apuração de irregularidades em entidade; atendimento às crianças e aos adolescentes cujos direitos encontrem-se ameaçados ou lesados; e atendimento à criança autora de ato infracional.

Os conselheiros tutelares são remunerados pela Prefeitura de Ibiporã, com contrato de dedicação exclusiva. O salário é de R$2.801,02. Para estarem aptos a disputar o cargo em eleição, antes os candidatos participaram de um processo seletivo que envolveu participação com 100% de frequência em curso prévio, prova objetiva e subjetiva com acerto mínimo de 75% das questões e avaliação psicológica.

Dentre os requisitos exigidos dos candidatos estão: idade igual ou superior a 21 anos; residir no município há mais de dois anos; Ensino Médio Completo ou curso equivalente; possuir CNH na categoria B e experiência comprovada de no mínimo dois anos na área de defesa ou atendimento à criança e adolescente.

Caroline Vicentini/NCPMI

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.