Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito João Coloniezi e secretário de Segurança do Estado, coronel Rômulo Soares, assinaram termo na quarta-feira (12) para aluguel de imóvel que será setor administrativo da Polícia Civil

A Prefeitura Municipal de Ibiporã assinou esta semana termo de convênio com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná para que o município alugue um imóvel para a instalação do setor administrativo da Polícia Civil.  Na última quarta-feira (12), o prefeito João Coloniezi esteve na sede da Secretaria, em Curitiba, acompanhado pelo delegado de Ibiporã, Vitor Dutra de Oliveira, para assinar o termo. O documento foi assinado ainda pelo Secretário de Segurança, coronel Rômulo Marinho Soares.

A assinatura do convênio permitirá a saída do setor administrativo da Polícia Civil do prédio anexo à cadeia pública da cidade, permitindo que os policiais civis atuem desempenhem exclusivamente o serviço de investigação. O Município alugou uma residência na avenida dos Estudantes, 1.046, na antiga Casa das Irmãs de Santa Marta, próximo ao Hospital Cristo Rei. “Na nova sede, a população será melhor atendida pela Polícia Civil, porque vamos poder dar andamento a processos de investigação da cidade”, explicou o delegado.

Caberá à Secretaria arcar com os outros custos do imóvel, como internet, luz e água, por exemplo, bem como a garantia da segurança do local, aplicando meios materiais e humanos. Para o secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares, a ação garante apoio à Polícia Civil, maior celeridade nos serviços de investigação, e atende uma demanda antiga dos municípios.

Além do registro de boletins de ocorrência, a população poderá fazer carteira de identidade e o alistamento militar – que hoje são realizados na Junta Militar, localizada na sede da Prefeitura  - na nova sede administrativa da Polícia Civil. Também haverá um espaço para atender mulheres e crianças vítimas de violência.

Com a mudança, considerada como um marco histórico para a cidade, o prédio da cadeia pública que foi inaugurado em 1985, passará a abrigar apenas os presos. Assim, a carceragem fica em um local e o administrativo da delegacia em outro. O Departamento Penitenciário do Paraná (Depen) passa a assumir de uma vez as atividades de controle de preso, que não é função do delegado e dos policiais que atuam na cadeia.

Segundo João Coloniezi, o encontro em Curitiba foi muito proveitoso, visto que a nova unidade da delegacia do município é uma ação muito solicitada pela população. “Com a assinatura deste convênio, vamos dar mais tranquilidade tanto para os servidores, quanto para a nossa população de Ibiporã, que é o ponto mais importante deste acordo”, comentou o prefeito.

Transferência de presos

Durante o encontro em Curitiba, o secretário Rômulo Marinho assumiu o compromisso com o prefeito João Coloniezi de transferir para a nova cadeia pública de Londrina – que está em fase final de construção – os presos encarcerados em Ibiporã. A nova unidade prisional foi anunciada em 2019 pelo governo do estado e terá capacidade para 722 presos.

Além da transferência dos presos, o prefeito ouviu do secretário a notícia de que o atual prédio da cadeia deverá ser demolido e no terreno construída a nova delegacia da cidade. Para isso, o prefeito se comprometeu em passar para o estado a posse definitiva do terreno onde hoje se encontra a delegacia e a cadeia da cidade.

NCPMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.