Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura Municipal de Ibiporã declarou situação de emergência na saúde pública do município em função do aumento crescente dos casos de dengue neste ano. O decreto n° 82, de 6 março de 2020, assinado pelo prefeito João Toledo Coloniezi, e o secretário de Saúde, Paulo Zapparoli, foi publicado nesta sexta-feira (06), na edição nº1.064 do Jornal Oficial do Município de Ibiporã.

Com o decreto, o município pode realizar algumas ações diferenciadas e emergenciais, tais como a dispensa de licitação para a compra de meios para o combate à dengue; a contratação temporária de pessoal; autorização da Secretaria de Saúde para requisitar pessoal e equipamento dos órgãos da administração pública direta e indireta na missão de combate aos focos de proliferação do mosquito, e a interrupção das férias e licenças dos servidores no período de duração do estado de emergência.

Além da epidemia de dengue que Ibiporã atravessa, outras situações foram consideradas para se declarar o estado de emergência, tais as medidas urgentes de prevenção, controle e contenção do avanço da doença não estarem sendo suficientes

para a diminuição da proliferação da doença; a limitação dos recursos para a realização de ações de bloqueio, sobretudo o insuficiente repasse de inseticida por parte do Ministério da Saúde, o tem dificultado ainda mais o controle do vetor, e a necessidade de adotar medidas urgentes para minimizar o quadro de epidemia.

Com 632,21/1000.000 habitantes, segundo o último boletim epidemiológico na Secretaria de Saúde, divulgado no dia 2 de março, Ibiporã encontra-se em epidemia de dengue. A epidemia é confirmada depois que a cidade aponta, proporcionalmente, mais de 300 casos por 100 mil habitantes. Até a última segunda-feira (02), Ibiporã apresentava 3.331 casos, sendo 331 positivos, 543 descartados e 2.457 em
acompanhamento. Entre os confirmados, 39 pacientes apresentaram “Dengue com sinais de alarme” e um caso, “Dengue Grave”. A circulação viral tem sido a do tipo 2,  o qual desenvolve formas mais graves da doença.

 

Força-tarefa contra a dengue

Diante do cenário preocupante da dengue no município, a Prefeitura de Ibiporã instituiu em janeiro uma força-tarefa formada por servidores das Secretarias Municipais de Agricultura e Meio Ambiente, Obras, Saúde, e Samae, para tentar barrar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

A força-tarefa atua de forma preventiva, fiscalizadora e repressiva, indicando as providências que devem ser adotadas pelos órgãos públicos ou particulares para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito. Uma das medidas foi a publicação de um decreto para regulamentar as sanções para pessoas que dificultarem o combate a eliminação do vetor. “Nos estabelecimentos de maior complexidade ou acúmulo de materiais criadouros de mosquito, o proprietário do imóvel em questão será notificado para que, em até 72 horas providencie as ações necessárias a eliminar os focos e, em caso de descumprimento, será punido com multa no valor de R$ 70,00 a R$ 350,00, exigida em dobro na reincidência, nos termos do artigo 16, da lei Municipal nº. 2.206 de 10 de setembro de 2008” (Código de Posturas do Município de Ibiporã)”, determina o decreto nº10, de 17 de janeiro de 2020.

Conforme o Setor de Endemias, nenhuma multa foi aplicada até o momento. Vinte e cinco proprietários foram notificados, mas providenciaram a eliminação dos focos dentro do prazo estabelecido.

A força-tarefa também está realizando mutirões de limpeza nas regiões com maior número de infestação e de notificações de casos suspeitos de dengue. De acordo com a Secretaria de Obras, 250 caminhões de material sem serventia, tais móveis, eletrodomésticos, material reciclável e entulhos em pequenas quantidades, descartados pela população, além de 70 caminhões de galhos, foram recolhidos  Esta semana a ação ocorrerá no Jardim Santa Paula e Residencial Terra Bonita.

Além disso, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor de Endemias, segue com ações contínuas de prevenção e combate à dengue, tais como ciclos de tratamento e remoção dos criadouros em 100% do território, trabalho de recuperação das casas vazias aos sábados, bloqueio de casos, limpeza de fundos de vale, trabalhos educativos em escolas, empresas e igrejas e capacitação dos servidores de saúde para melhor notificação, diagnóstico e tratamento da doença. “A quase totalidade dos focos está sendo encontrada nos quintais das casas, em material reciclável, vasos de plantas e vasilhas dos bebedouros dos animais. O período mais crítico da epidemia costuma ser em março, por conta da intensificação das chuvas. Continuamos a solicitar o apoio da população para limpar os quintais e ambientes internos, evitando água parada, pois são criadouros para a proliferação do mosquito.A eliminação da dengue depende, principalmente, da mudança de hábitos e atitudes”, ressalta o secretário de Saúde.

Denúncias de mato alto e locais com focos do mosquito Aedes aegypti devem ser feitas pelo telefone 156.

 

 Assim/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.