Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O início da vacinação contra a Covid-19 em Ibiporã será marcado por um ato simbólico nesta terça-feira (19), às 16 horas, no Centro de Saúde, com a aplicação da primeira dose em uma profissional da Rede Municipal da Saúde que está atuando na linha de frente no enfrentamento da Covid-19. Trata-se da enfermeira Maria Vitalina Crivelli, 55 anos, que trabalha há 19 anos no Município e desde o início da pandemia está atuando na Unidade Básica de Saúde do Jardim Pérola, centro de referência da Covid-19 em Ibiporã. O evento contará com as presenças do prefeito José Maria Ferreira e da secretária de Saúde, Leiliane de Jesus, e  profissionais de saúde.

Já a partir das 8 horas desta quarta-feira (20), começa a imunização dos públicos definidos nesta primeira etapa da campanha, conforme estabelecido pelo Plano Nacional e Estadual de Imunização - profissionais de saúde que atuam na linha de frente e idosos e trabalhadores de instituições de longa permanência (asilo e casa de repouso). Equipes de saúde irão até os locais onde vivem e trabalham essas pessoas, aplicando a vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, disponibilizada pelo Ministério da Saúde.

Das 13.960 doses destinadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) aos 21 municípios que compõem a 17ª Regional de Saúde, Ibiporã receberá 536 doses nesta etapa inicial, sendo a maioria delas destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente. Conforme a SMS, seriam necessárias 1.162 doses do imunizante para vacinar toda a população contemplada nesta primeira etapa. “Temos tudo preparado para cumprir nossa missão que é aplicar as vacinas. Temos agulhas; seringas; caixa de perfuro cortante (descarte); álcool 70; algodão; e EPIs, como máscaras cirúrgicas, luvas e avental. Todos esses insumos e equipamentos têm em estoque na nossa central de medicamentos e estamos aguardando apenas a chegada da vacina”, assegura a secretária de Saúde, Leiliane de Jesus.

Ibiporã possui cerca de 900 profissionais de saúde, entre rede privada e pública. Já a população idosa, acima de 60 anos, corresponde a cerca de seis mil pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O município aguarda a quantidade de doses que receberá nas próximas etapas para definir a estratégia e locais de vacinação. Para garantir o distanciamento adequado, haverá vacinação extramuros, com aplicação de doses nos estabelecimentos de saúde, drive thru, em que a pessoa é imunizada sem sair do carro, e a imunização de idosos com mais de 80 anos, acamados e domiciliados nas residências.

NCPMI 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.