Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Alunos do 5º ano de todas as escolas municipais participaram na últimaquinta-feira (08) da 15ª solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd)

"Luz, Câmera, Acão!" Em clima de muita alegria, 614 alunos dos quintos anos de 14 escolas municipais de Ibiporã participaram, no Cine Teatro Padre José Zanelli, da 15ª solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

A cerimônia contou com as presenças do comandante da 4ª Companhia do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, capitão Josmar Francisco Moreira, dos educadores sociais responsáveis pelo Proerd em Ibiporã, sargento Edimara Sacoman Coelho e soldado Jefferson Marcel Braz de Oliveira, do representante do Conselho Tutelar, Damião João de Souza, da secretária municipal de Educação, Márcia Verginia Justo Martins de Souza, além de diretores, coordenadores, professores, pais e alunos das escolas municipais.

A formatura foi marcada por apresentações teatrais, entrega de certificados, premiação com troféu, kit escolar e bicicleta das melhores redações produzidas durante o período de orientação e aos aniversariantes do dia e juramento para se manterem livre das drogas. Os alunos Leonardo Aparecido Gomes Evangelista e Nicole Flaviano Ribeiro, das escolas municipais Pref. Mário de Menezes e Profª Alice Roma, respectivamente, escreveram as melhores redações do concurso e ganharam bicicletas.

O Proerd é aplicado por policiais militares fardados às crianças e adolescentes na faixa etária entre 9 e 12 anos em um curso regular que contém 10 lições para o quinto ano, sétimo ano do Ensino Fundamental e Educação Infantil. Ainda é desenvolvido em um curso contendo cinco lições para pais ou responsáveis no currículo denominado de curso para pais. Dentre os temas trabalhados estão a conscientização e prevenção ao uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas com tomada de decisões, bullying, educação no trânsito, inclusão social e o trabalho da Polícia Militar. "Trabalhamos com realidades muito difíceis, e o mais gratificante ao longo destes anos é constatar a redução dos problemas referentes às drogas, violência e disciplina nas escolas. Os adolescentes tornam-se multiplicadores destes ensinamentos, levando o alerta para a família e comunidade", salientou sargento Edimara.

Em sua fala, capitão Josmar agradeceu a longa e profícua parceria entre Prefeitura e PM para a realização do programa desde 2001, apenas um ano após o Proerd ter chegado ao Paraná. "Ao longo destes 15 anos mais de 12 mil alunos participaram do programa em Ibiporã. Quando um município chega ao oitavo ano do Proerd consequentemente temos uma sociedade renovada, que sabe discernir o bem do mal", enfatizou o comandante.

A secretária de Educação agradeceu o envolvimento de todos com o programa e ressaltou a importância da ação conjunta entre a PM, poder público e da família no sentido de prevenir o uso de drogas e a violência. "Crianças, espero que as orientações repassadas pelos PMs sirvam de fonte segura para suas escolhas. Vocês são muito especiais para nós. Acreditamos em vocês. Pais, estamos juntos nesta missão de formar cidadãos do bem, que dizem sim à vida e não às drogas", concluiu Márcia.

Proerd

O Proerd começou em 1982, na cidade de Los Angeles, Estados Unidos, em parceria com o Departamento de Polícia daquela cidade e escolas. No Brasil o programa foi introduzido no ano de 1992 na cidade do Rio de Janeiro, o qual foi difundido para outros Estados brasileiros. No Paraná, o programa chegou no ano 2000 e em 2001 foi implantado em Cornélio Procópio. O programa está presente em 215 municípios e já alcançou até a presente data cerca de 1,6 milhão de alunos.

O Programa é tido hoje como o melhor em prevenção primária, tendo bons resultados comprovados por pesquisas em todos os países onde é desenvolvido.

COM/PMI

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.